Notícia
Lucros da Sonaecom aumentam 6,5% até Setembro
Empresa beneficiou com o aumento de 10,8% no volume de negócios. A empresa chegou a Setembro com uma posição de liquidez de168,3 milhões de euros, depois de Isabel dos Santos ter comprado 50% dos suprimentos da Sonaecom à empresa que controla a Zon Optimus.
A Sonaecom atingiu lucros de 68,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 6,5% face ao período homólogo, anunciou a companhia liderada por Ângelo Paupério em comunicado enviado à CMVM.
Os resultados da empresa incorporam já a fusão da Optimus com a Zon Multimédia, sendo que a posição na ZOPT, empresa que controla 50% da nova empresa, é consolidada através do método de equivalência patrimonial desde o final de Agosto de 2013, enquanto a Optimus é registada como uma operação descontinuada até ao final de Agosto de 2013.
Nos primeiros nove meses do ano a Sonaecom alcançou um volume de negócios de 86,8 milhões de euros, um crescimento de 10,8% face ao período homólogo.
Já o EBITDA caiu 14% para 71 milhões de euros, uma queda que a empresa justifica com o impacto das operações descontinuadas. Os resultados operacionais (EBIT) caíram 11,1% para 65,8 milhões de euros.
Os resultados financeiros tiveram um impacto positivo nos lucros, já que passaram de um valor negativo de 9,9 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, para 5 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2013.
Decisivo para esta evolução foi a participação directa de 7,28% no capital da Zon Optimus, que gerou um ganho de 9,1 milhões de euros entre 27 de agosto e 30 de Setembro de 2013, devido à valorização das acções. Esta posição, que servirá para oferecer aos accionistas da Sonaecom que aceitarem a OPA, será contabilizada como “Investimento ao valor justo através de resultados”.
A Sonaecom chegou a Setembro com uma dívida líquida com valor negativo, de 168,3 milhões de euros, esta posição de liquidez positiva resulta da aquisição de 50% dos suprimentos da Sonaecom à ZOPT por parte da Kento Holding Limited e da Unitel International Holdings, B.V., “holdings” de Isabel dos Santos, que controla os restantes 50% da ZOPT.
A Zon Optimus tinha já anunciado na quarta-feira que chegou a Setembro com lucros de 76,5 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 17,5% quando comparado com igual período do ano passado.