Notícia
Investidores estrangeiros prometem investir até 2,8 mil milhões na Oi
Investidores estrangeiros interessados em adquirir a operadora de telecomunicações Oi prometem investir até 2,8 mil milhões de euros ao adquirir a empresa em recuperação judicial, disse o presidente da entidade reguladora brasileira.
Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, citado pelo jornal O Globo, "há quem diga que vai investir 8 mil milhões de reais [2,2 mil milhões de euros] ou 10 mil milhões [2,8 mil milhões de euros]" na empresa.
De acordo com o diário, investidores estrangeiros interessados em comprar a empresa estiveram em Brasília, capital brasileira, no gabinete de Juarez Quadros.
A Anatel confia que algum grupo venha a assumir o controlo da empresa e a lidar com a dívida. "O facto é que, dentro dessa solução de mercado, precisamos de fazer com que haja atractividade, além de verificar quem é esse investidor", defendeu Juarez Quadros.
Para tal, acrescentou, é possível que o Brasil avance com a aprovação da nova Lei Geral de Telecomunicações, que poderá transformar o regime de concessão em autorização, flexibilizando o mercado.
O presidente da Anatel referiu que a Oi tem mais de 100 imóveis só no Rio de Janeiro, que poderão ser convertidos em investimentos na expansão da banda larga, caso essa alteração legislativa aconteça.
Segundo O Globo, entre os grupos interessados na empresa de telecomunicações destaca-se o do multimilionário egípcio Naguib Sawiris, à frente do Grupo Sawiris, que já procurou alguns credores da Oi propondo acordos.
O processo de recuperação judicial da Oi inclui um total de 65,4 mil milhões de reais (18,25 mil milhões de euros) de dívidas.
A empresa brasileira é detida em 27% pela portuguesa Pharol (antiga PT SGPS).