Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA querem que AT&T venda CNN para comprar Time Warner

A AT&T não está disponível para desfazer-se de activos para poder adquirir a Time Warner, como quer impor o Departamento de Justiça norte-americano. A operação de 85,4 milhões de dólares já foi anunciada há mais de um ano.

Randall L. Stephenson, presidente executivo da AT&T, avaliada em 77,9 mil milhões de dólares
Bloomberg
09 de Novembro de 2017 às 08:37
  • ...

Os Estados Unidos querem que a operadora AT&T venda a estação noticiosa CNN aquando da aquisição da empresa de media Time Warner. Essa é uma intenção do Departamento de Justiça na análise à operação de concentração. Mas a AT&T não está disposta a vender aquela estação televisiva.

 

"Ao longo deste processo, nunca me ofereci para vender a CNN e não tenho intenção de fazê-lo", declarou Randall Stephenson, presidente da AT&T (na foto), citado pela agência Bloomberg.

 

Em causa está o processo de compra da Time Warner (dona da Warner Bros, Time, HBO, CNN, entre outros) pela AT&T, um negócio avaliado em 85,4 milhões de dólares (73 milhões de euros ao câmbio actual) que junta a área das telecomunicações com a informação. A Comissão Europeia deu a sua luz verde à transacção, anunciada em Outubro do ano passado, mas é do Departamento de Justiça norte-americano que se espera a grande decisão, já que é naquela economia que se centram as actividades dos dois grupos.

 

A posição daquele departamento da Administração Trump, de impedir a transacção se não forem impostos remédios, é avançada pelo Financial Times e pela agência Bloomberg. Em cima da mesa está o receio de eventuais custos adicionais para os concorrentes devido à aquisição.  

 

Na prática, há duas opções de desinvestimento para que a operação possa seguir em frente: ou a venda da DirecTV, subsidiária da AT&T em comunicações por satélite, ou a Turner Broadcasting, área das televisões da Time Warner onde está a CNN. Esta estação tem sido alvo de críticas negativas por parte do presidente Donald Trump, que a acusa de divulgar notícias falsas. Aliás, segundo foi já noticiado, o presidente dos EUA não é favorável ao negócio.

 

De acordo com a Bloomberg e o FT, a AT&T não está disponível para negociar o desinvestimento na CNN. Aliás, as duas fontes escrevem que os serviços jurídicos da operadora sediada em Dallas estão a preparar uma possível batalha legal contra o Departamento de Justiça dos EUA.

 

Em Portugal, a compra da empresa de media Media Capital pela operadora Meo (da Altice) também aguarda a autorização regulatória, com a análise a caber à Autoridade da Concorrência.

Ver comentários
Saber mais Warner Bros Estados Unidos EUA AT&T Randall Stephenson Time Warner CNN
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio