Notícia
Xiaomi lança carro elétrico e quer entrar no top cinco dos maiores produtores do mundo
Apesar dos desafios que o setor automóvel está a enfrentar, o CEO da marca chinesa está confiante que a empresa vai conseguir construir “um carro de sonho comparável ao Porsche e ao Tesla".
A fabricante chinesa Xiaomi apresentou esta quinta-feira o seu primeiro veículo elétrico e anunciou ter planos ambiciosos para se tornar uma das cinco maiores produtoras da indústria a nível mundial, segundo a Reuters.
O carro, denominado SU7, concretiza o objetivo, sinalizado pela primeira vez em 2021, da fabricante de produtos eletrónicos em diversificar o seu portfólio, nomeadamente através da oferta de veículos elétricos.
Esta nova aposta acontece numa altura em que a indústria automóvel a nível global está a enfrentar alguns desafios com o excesso da produção aliado à desaceleração da procura a levar a uma guerra de preços.
Um cenário que não trava as ambições do presidente-executivo da Xiaomi, Lei Jun, que incluem a construção de "um carro de sonho comparável ao Porsche e ao Tesla".
"Se trabalharmos afincadamente nos próximos 15 a 20 anos, iremos tornar-nos nos cinco maiores produtores do mundo", disse o responsável na apresentação, citado pela Reuters.
Para tal, o CEO da Xiaomi prometeu investir 10 mil milhões de dólares (cerca de 9 mil milhões de euros) no segmento de automóveis elétricos ao longo dos próximos 10 anos, que serão produzidos numa fábrica em Pequim, que tem uma capacidade de produção anual de 200 mil veículos.