Notícia
Alibaba pode protagonizar o maior IPO de sempre nos Estados Unidos
Empresa chinesa de comércio electrónico pode encaixar 20 mil milhões de dólares com a dispersão de capital em Wall Street, superando o IPO da Visa em 2008.
A Alibaba, empresa chinesa de comércio electrónico, deu ontem entrada com o processo para admitir as suas acções na Bolsa de Nova Iorque, numa operação que poderá ser a maior de sempre em Wall Street.
A companhia liderada por Jack Ma pode conseguir um encaixe de 20 mil milhões de dólares com a dispersão de capital em Bolsa. Este valor resulta das expectativas dos analistas, já que a Alibaba ainda não revelou a quantidade de acções que vai vender aos investidores, nem o intervalo de preços dos títulos. De acordo com a Bloomberg, o objectivo, que não é ainda oficial, passa por vender 12% do capital.
Em 2008 a Visa gerou um encaixe de 19,65 mil milhões de dólares com a dispersão de capital em bolsa, sendo que perdura até hoje como o maior IPO de sempre em Wall Street.
Os analistas estimam que a empresa chinesa está avaliada em 168 mil milhões de dólares, acima do valor de mercado de grande parte das tecnológicas dos Estados Unidos e só atrás do Google.
O valor das transacções efectuadas através do Alibaba atingiu 248 mil milhões de dólares no ano passado. O número de clientes subiu 14% para 231 milhões, com cada um deles a efectuar em média 49 transacções.