Notícia
Vendas da Apple abaixo das expectativas pressionam acções para queda superior a 8%
As vendas e os lucros da Apple do último trimestre ficaram abaixo das expectativas e as acções sofreram um forte abalo ontem no pós mercado do Nasdaq. Hoje, no índice de referência alemão, os títulos continuam sob pressão.
Depois do anúncio da Apple, em que comunicou que as suas vendas tiveram o pior crescimento desde 2009, e que os lucros registaram os números mais baixos desde 2003, a empresa depreciou 11% no pós mercado do Nasdaq.
Os lucros da empresa cresceram menos de 1% para 13,1 mil milhões de dólares, cerca de 9,84 mil milhões de euros, num trimestre que acabou a 29 de Dezembro. Por outro lado, as vendas cresceram 18% para 54,5 mil milhões de dólares, abaixo da estimativa de 54,9 mil milhões de dólares dos analistas.
Os resultados sublinham o aumento dos custos dos produtos, numa tentativa da Apple se manter à frente da concorrência, no mercado saturado dos smartphones. Apesar das vendas recorde dos novos iPad e iPhone, a queda das acções reflecte a preocupação dos investidores com a falta de produtos inovadores, mais de um ano depois da morte de Steve Jobs, de acordo com a Bloomberg.
“As pessoas estão preocupadas com a queda rápida das vendas depois do lançamento inicial do produto e se a empresa consegue desenvolver produtos novos e interessantes para voltar a crescer”, afirmou Walter Piecyk, investigador da BTIG LLC.
Face ao comunicado da Apple, a empresa encontra-se hoje a depreciar 8,34% no mercado alemão, depois de uma apreciação de 1,88% verificada ontem.