Notícia
Vai o Super Mario salvar as contas da Nintendo?
Em três semanas, o Super Mario esteve presente em eventos de grande relevo na cena internacional. Um deles marca o regresso de um dos vídeo jogos mais famosos do mundo. Mas esta atenção vai traduzir-se numa subida das vendas?
Em três semanas, o canalizador mais famoso dos vídeo jogos marcou presença na cena internacional. A primeira foi na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no final de Agosto, quando o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, surgiu em palco vestido de Super Mario (Tóquio vai ser a anfitriã das olimpíadas de 2020). A segunda esta semana, quando a Apple apresentou o iPhone7.
O Super Mario Run vai estar disponível nos dispositivos da Apple até ao final do ano. O download do jogo, revelaram na altura, será gratuito. Segundo o Wall Street Journal, este jogo vai ter características semelhantes ao jogo original para consolas. Este jogo deverá traduzir-se em receitas rápidas para a Nintendo, empresa que produz e comercializa o jogo, uma vez que os jogadores têm de pagar se quiserem usufruir de todos os níveis. Os preços, contudo, não são ainda conhecidos. Para os utilizadores do sistema operativo Android, há uma versão deste jogo que estará a ser preparada.
Mas mais importante que este jogo, escreve o Wall Street Journal, é a publicidade pois a empresa vai lançar uma nova consola, chamada NX, em Março. "A disponibilidade de [Shigeru] Miyamoto, uma lenda entre os fãs do vídeo jogos, para surgir em palco com o líder da empresa [Tim Cook, da Apple] que é parcialmente responsável pelos problemas da Nintendo mostram como a empresa japonesa precisa da exposição dos seus personagens aos consumidores que não são actualmente devotos dos vídeo jogos e atrai-los para as consolas de jogos e software da Nintendo", escreve o Wall Street Journal.
A empresa nipónica aliou-se recentemente à Universal Parks & Resorts, empresa de parques temáticos. E além do Super Mario e de uma app, chamada Miitomo, a Nintendo deverá fazer chegar ao mercado durante o primeiro trimestre de 2017 mais dois jogos para smartphone.
A consultora japonesa Serkan Toto, citada pela mesma fonte, antecipa que o "Super Mario Run" deve gerar, pelo menos, mil milhões de downloads a nível mundial.
Mas apesar de tudo há ainda um desafio: transforma a atenção mediata recente em vendas, nomeadamente da consola que vai chegar ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano.