Notícia
Twitter adquire Bluefin Labs
O Twitter comprou a Bluefin Labs, uma empresa de análise televisiva social, fundada em 2008, por um preço até agora desconhecido.
A rede social americana Twitter realizou a sua maior aquisição de sempre, tendo comprado a Bluefin Labs, uma empresa de análise televisiva social que lhe permitirá entrar num novo segmento de mercado de medição social, segundo o site "Business Insider".
Ainda não foi revelado o valor desta aquisição, mas acredita-se que seja a maior até à data do Twitter, superando a compra do TweetDeck por 40 milhões de dólares, cerca de 29,5 milhões de euros, em Maio de 2011.
Dado que a Bluefin Labs conseguiu até agora obter 20,5 milhões de dólares em receitas, assume-se que o valor da aquisição poderá ter sido entre os 50 e os 100 milhões de dólares, o que revela um bom retorno para os investidores, entre eles a Time Warner Investments e o SoftBank Capital.
A entrada do Twitter no mercado da televisão social faz cada vez mais sentido, numa altura em que começa a ser frequente as pessoas assistirem a espectáculos televisivos e escreverem mensagens no Twitter sobre os mesmos. Basta recorrer aos dados do apagão durante o Super Bowl para perceber, de acordo com dados da Bluefin Labs, que 30,6 milhões de mensagens foram enviadas através do Twitter, Facebook e GetGlue, face às 12,2 milhões de mensagens enviadas no ano anterior.
O objectivo do Twitter passa por criar o primeiro sistema de medição social de sempre, que permitirá ter acesso a dados como o número de vezes que um programa é mencionado no Twitter, e que estará disponível para uso comercial no final de 2013.