Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tim Cook: "Estamos concentrados em sistemas de condução autónoma"

O CEO da Apple reconheceu, em entrevista à Bloomberg, que a fabricante do iPhone quer desenvolver sistemas de condução autónoma, uma tecnologia que considera "central".

Tim Cook a criar uma nova Apple: Acabou 2016 como o 11.º CEO do mundo em valor criado para os accionistas. O ano marca a tentativa do sucessor de Steve Jobs de deixar a sua marca na Apple. Apesar de o foco continuar nos aparelhos - foi lançado o iPhone 7 e o novo MacBook Pro -, a Apple já aposta a sério nos conteúdos (é a segunda maior fonte das suas receitas, que caíram pela primeira vez desde 2001) e aventura-se em áreas como o automóvel e a saúde. Pelo meio, a guerra política devido aos impostos - Bruxelas determinou que a Apple devolvesse à Irlanda 13 mil milhões de euros - continua a dar-lhe dores de cabeça.
.
13 de Junho de 2017 às 13:18
  • ...

Tim Cook, CEO da Apple, revelou, em entrevista à Bloomberg, que a sua empresa tem vindo a trabalhar num projecto no sector automóvel, mais concretamente no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma.

"Estamos concentrados em sistemas autónomos", admitiu Cook. "É uma tecnologia central que consideramos muito importante".

O CEO da empresa da maçã acrescenta que esta tecnologia é uma espécie de "mãe" de todos os projectos de Inteligência Artificial (IA) e "provavelmente um dos mais difíceis projectos de IA para se trabalhar".

O desenvolvimento de veículos autónomos motivou uma série de empresas de tecnologia a entrar na indústria automóvel, que a McKinsey avalia em 6,7 biliões de dólares em 2030, segundo a agência noticiosa.

A Waymo – empresa da Alphabet responsável pelo desenvolvimento do carro autónomo – assinou parcerias com a Fiat Chrysler Automobiles e a Lyft para desenvolver essa tecnologia, enquanto fabricantes automóveis como a BMW e a General Motors estão a abrir grandes escritórios em Sillicon Valley e a gastar centenas de milhões de dólares para adquirir startups de veículos autónomos.

A Apple, por seu lado, já contratou mais de mil engenheiros para trabalhar no Project Titan, como é conhecida internamente a equipa que se dedica ao desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma desde 2014.

"Há uma grande disrupção a surgir aqui", notou Cook, referindo-se às tecnologias de condução autónoma e veículos eléctricos. "É uma experiência maravilhosa não ter de parar na bomba de gasolina".

Na mesma entrevista, Cook hesitou, porém, em responder à pergunta sobre se a Apple tem como objectivo fabricar o seu próprio carro, ou apenas desenvolver os sistemas de condução autónoma. "Vamos ver até onde isto nos leva", afirmou. 

Ver comentários
Saber mais Tim Cook Apple sector automóvel carro autónomo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio