Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TikTok é a marca que mais cresce no mundo, Apple a mais valiosa

A rede social de partilha de vídeos atingiu no último ano um crescimento de 215%, tornando-se na marca tecnológica que mais cresceu, de acordo com o Brand Finance Global 500 de 2022.

26 de Janeiro de 2022 às 10:39
  • ...

A indústria tecnológica continua a ser a grande líder entre as marcas mundiais, com o TikTok a atingir este ano um crescimento de 215%. A Apple mantém o título de marca mais valiosa, seguida pela Amazon e pela Google, segundo o Relatório Brand Finance Global 500 de 2022. Por outro lado, as vacinas contra a covid-19 fizeram disparar o crescimento da indústria farmacêutica, enquanto o turismo está ainda em níveis pré-pandemia, revela também o estudo divulgado esta quarta-feira. 


O TikTok, que atingiu altos índices de popularidade durante a pandemia e sobretudo entre os adolescentes, viu triplicar o valor da sua marca, que passou de 18,7 mil milhões de dólares em 2021 para 59 mil milhões este ano, um crescimento que lhe valeu a conquista do 18º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo e o estatuto de novo participante mais alto no ranking Brand Finance Global 500 2022.


A liderança continua a pertencer à Apple, que  detém o título de marca mais valiosa do mundo, com valores recorde de mais de 355 mil milhões de dólares, seguida pela Amazon e Google. A indústria tecnológica continua, de resto, a ser a que mais valor concentra. Em segundo lugar surge a distribuição, que registou crescimentos na ordem dos 46% durante a pandemia de covid-19.


"Com as restrições da covid-19 ainda em vigor em todo o mundo ao longo de 2021, os serviços de entretenimento digital, mídia social e streaming tiveram um crescimento contínuo, e a ascensão do TikTok é uma prova de como o consumo de mídia está a mudar", refere a Brand Finance em comunicado. "Com sua oferta de conteúdo de fácil percepção e entretenimento, a popularidade da aplicação espalhou-se pelo mundo" e, ao mesmo tempo, disponibilizou mais uma forma de as pessoas se relacionarem e manterem em contacto durante os períodos de confinamento. 


O Tik Tok ultrapassou em 2021 os mil milhões de utilizadores e tornou-se na app com mais instalações, tanto na Google Play Store para Android, como na App Store da Apple.


Dentro do mesmo registo, outra marca igualmente em destaque foi a WeChat, uma aplicação de mensagens instantâneas desenvolvida pela empresa chinesa Tencent. A WeChat surge como a marca mais forte do mundo pelo segundo ano consecutivo, com uma pontuação máxima de 93,3 em 100 e classificação AAA+.


O relatório agora divulgado mostra, por outro lado, que se registou um crescimento exponencial ao nível da indústria farmacêutica, devido sobretudo ao desenvolvimento das vacinas contra o novo coronavírus. 


Já o turismo, um dos grandes prejudicados pela pandemia, continua em níveis pré-covid. 


Dois terços das grandes marcas são dos Estados Unidos e a China, mas verifica-se que a Índia registou, durante a pandemia, o crescimento mais rápido entre os principais países, com um aumento de 42%.


De referir ainda que, Satya Nadella, da Microsoft, aparece em primeiro lugar no Brand Finance Brand Guardianship Index 2022, que avalia os 250 melhores CEO do mundo. 

Ver comentários
Saber mais Amazon TikTok Finance Brand Guardianship WeChat economia negócios e finanças ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio