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Sites que marcam tendências e "bloguers" que são embaixadoras

A criatividade não tem limites. Os sites de moda deixaram de ser simples lojas online, para marcar tendências de moda, como o Girissima.com. E Cristina Ferreira, a apresentadora da TVI, transformou o seu blogue numa montra de marcas. Estes são apenas dois exemplos entre muitos.

27 de Novembro de 2013 às 23:15
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As lojas online já deixaram de ser apenas sites onde é possível comprar através da Internet. As redes sociais potenciaram a criação de novas formas de relacionamento e de comercialização. Os sites marcam agora tendências de moda e as bloguers transformaram-se embaixadoras das marcas, aumentando as suas vendas.

O aumento da confiança na Internet e o contágio através do relacionamento entre os consumidores tem potenciado as compras online. "As compras dos portugueses aumentaram em 50% para comprar prendas de Natal através da loja de vendas privada de ‘Showroomprive.pt’", segundo os dados fornecidos por esta plataforma online.

As marcas têm apostado na diversificação e na Internet não se limitam a sites próprios. A Girissima.com, co-fundada por Aytea Álvarez-Amandi Bengoechea (na foto), apostou numa selecção de marcas para facilitar a vida das mulheres. "A Girissima.com é um site europeu de origem portuguesa e espanhola e que se internacionalizou em Março de 2013. Em sete meses já 50% das visitas e vendas é feita fora da Península Ibérica", explicou a direcção, ao Negócios. A mesma fonte explica que os comportamentos têm vindo a alterar-se: "verificamos que para as pessoas mais novas, é mais fácil adoptarem este tipo de compra. As mulheres acima dos 40 demoram mais até fazer a primeira compra, mas começam a melhorar e ganhar confiança rapidamente".

E as marcas não ficam pelos sites. São cada vez mais as empresas que entendem que a difusão da sua marca pelas redes sociais e pelos blogues pode aumentar significativamente as vendas, sem nunca fazer um anúncio publicitário convencional. Exemplo disso é o blogue de Cristina Ferreira. A apresentadora da TVI tem uma audiência de milhões de espectadores na televisão, quase 800.000 fãs no Facebook. Isso permite "mostrar, através de vídeo ou de fotos, como utiliza um determinado produto, num espaço que é como se fosse a sua segunda ‘casa’, só pode ser francamente interessante e eficaz como, de resto, temos vindo a verificar", afirma Inês Mendes da Silva. A gestora de projecto do blogue DailyCristina.com explica que a selecção das marcas é cuidada, uma vez que "fazemos questão de não canibalizar marcas e que as mesmas apareçam no blogue com uma imagem cuidada. No entanto, o critério mais importante de todos é que a bloguer Cristina se identifique com o produto".

Também a Girissima.com empresta ou oferece roupa a bloguers, como forma de potenciar as marcas. "Algumas bloguers internacionais têm um estatuto de celebridades. Exemplo: a Chiara Ferragni é muito requisitada pelas marcas, porque tem uma base de ‘followers’ (seguidores) internacional muito fidelizada", detalhou a direcção do site. Para esta plataforma online, o caminho no mercado nacional ainda se faz de forma tímida. "Em Portugal não trabalhamos habitualmente com bloguers, pois a maior parte do nosso público é internacional. Dito isto já tivemos uma bloguer portuguesa a trabalhar connosco no início e foi uma boa experiência", acrescentou.

Já a experiência do blogue DailyCristina.com tem sido de crescimento. Inês Mendes da Silva adiantou que "a aposta das marcas no blogue tem aumentado consideravelmente. Já existem provas dadas de que é uma solução de comunicação feliz. No entanto, antes de ser um espaço comercial, o blogue é um projecto de paixão da Cristina Ferreira". Aqui as técnicas de venda estão longe da linguagem publicitária, "a forma como falamos dos produtos é feita pela primeira pessoa, com o produto na mão e com verdade. Quem lê apercebe-se disso", explica Inês Mendes Silva.

"O online tem um futuro promissor com a moda online, tendo em conta que é o segmento que mais cresce. Já não existe a questão do ‘será’ que as pessoas vão comprar online? Mas o quê, como e onde", defende a direcção da Girissima.com.

 
Ideias-chave

Multiplataforma para vender mais.

 

SItes próprios

As marcas com lojas físicas foram transformando os seus sites e já uma grande parte permite comprar directamente no seu site.

 

Multimarca e desconto

As plataformas multimarca e os "shoppings" online também estão a criar uma maior procura, com uma selecção cuidada e ajudando na escolha. Os sites de desconto também ajudam a escoar stock.

 

Bloguers

As marcas estão a escolher bloguers seleccionados com uma rede de "fãs" e de seguidores que permitem mostrar os seus produtos através de pessoas "comuns" e não manequins.

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