Notícia
Siemens registou lucros no terceiro trimestre
A Siemens registou lucros durante o terceiro trimestre fiscal do ano. Num comunicado divulgado esta quinta-feira pela Siemens e citado pela Bloomberg, a empresa alemã revela que o lucro das suas operações industriais cresceu 0,9% para os 1,82 mil milhões de euros.
A empresa alemã beneficiou da valorização do dólar face ao euro e registou lucros de 1,82 mil milhões de euros, contrariando as previsões dos analistas que estimavam um crescimento para 1,74 mil milhões de euros no terceiro trimestre do ano, de Abril a Junho de 2015.
A valorização do dólar face ao euro teve uma grande influência nos lucros da Siemens. Sem os ajustes de moeda, as vendas da empresa teriam perdido cerca de 3% até Junho.
O preço do barril de petróleo Brent caiu metade do seu valor no ano passado, desafiando os esforços do administrador executivo da empresa, Joe Kaeser, que pretende focar a Siemens na produção e distribuição de energia.
Desde que assumiu o cargo, Joe Kaeser gastou mais de 9 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros) na compra de petróleo, num negócio com a empresa de equipamentos de gás Dresser-Rand e no negócio de energia da Rolls-Roys.
As receitas da repartição de energia e gás, a repartição mais afectada pela queda do preço do petróleo, teriam descido 15% se não fosse a valorização do dólar.
As receitas da Siemens cresceram 7,6% para 18,8 mil milhões de euros durante o terceiro trimestre fiscal.
A queda do preço do petróleo levou a que alguns analistas questionassem a estratégia de Kaeser, que cortou mais postos de emprego no segmento de energia e gás, eliminando 13.100 postos de trabalho desde Dezembro.
"De modo geral, o nosso negócio registou uma sólida rentabilidade apesar do abrandamento do ambiente de mercado", afirmou Joe Kaeser citado pela Bloomberg.