Notícia
RIM reinventa BlackBerry com ecrã de toque
O BlackBerry emprestou o nome à marca como forma de assinalar um novo começo. Sistema operativo BlackBerry 10 e dois novos “smartphones”. A fabricante introduz ecrã de toque como a grande novidade.
Depois de uma jornada que “transformará as comunicações móveis em verdadeira computação móvel”, o mundo conheceu o BlackBerry 10 (BB10) que promete concentrar num único dispositivo vida pessoal e profissional de forma segura.
“Com um simples toque no ecrã” é possível partilhar, conectar e criar, afirmou Heins na apresentação.
A rapidez na execução de várias tarefas em simultâneo e a capacidade de estabelecer várias ligações, por exemplo nas redes sociais, caracterizam aquilo a que a BB chamou “Balance”.
Estar conectado à Internet durante todo o tempo em qualquer sítio e com todos os sítios é a promessa do sistema operativo. Aliás promessa é uma das palavras que marca a nova era da empresa. “Uma marca. Uma promessa” é o novo slogan.
O BlackBerry Z 10 e o BlackBerry Q 10 são os novos “smartphones” da companhia, ambos com "touch screen" (ecrã de toque) e teclado Qwerty e com sistemas de navegação “super rápidos”. O Q 10 é visualmente mais parecido com os BBs já existentes no mercado, mantendo o característico teclado BlackBerry.
A escrita é aliás uma das apostas do BB10. Throrsten Heins, CEO da RIM, garantiu que o sistema de digitação da RIM é o que proporciona melhor experiência entre o que é oferecido no mercado, actualmente. O executivo acrescentou que chama ao sistema “escrita sem digitação”, pela sua simplicidade. Outra característica do sistema de escrita é a capacidade de mudar de idioma a meio de um texto.
Vivek Bhardwaj, que lidera a secção de “software” da RIM afirmou que o novo sistema operativo “reduz o stress” dos utilizadores pelo seu poder organizacional. O BB inclui também um “hub” que permite concentrar várias ligações e temas.
Uma particularidade do BB10 é permitir a partilha do ecrã através de vídeo chamada e movimentar todo o ecrã ao mudar-se de aplicação, por exemplo. Há ainda o BB Remember que permite gravar notas. URLS, ou lembretes de voz, tudo num mesmo arquivo.
O editor de fotografia que permite adicionar filtros ou escolher alterar apenas a expressão facial de um dos integrantes de uma imagem sem modificar o resto.
Quanto às aplicações, estão garantidas mais de mil e na apresentação o líder da empresa garantiu que nenhum utilizador sentiria falta de aplicações e conteúdos no BB10. Para adicionar aplicações não será necessário reiniciar o dispositivo ao contrário do que acontecia com o BB7, por exemplo.
Os novos “smartphones” estarão disponíveis no final de Fevereiro em 110 mercados. Nos EUA podem ser encomendados a partir desta quarta-feira.
Esta é a derradeira aposta para tentar combater o iOS da Apple e o Android da Google.
Depois da apresentação, a RIM perde 6,38% para 14,661 dólares por acção, em Nova Iorque. Esta é a quarta sessão consecutiva em queda da companhia.