Notícia
Resultados trimestrais do eBay acima do esperado
As acções do site de leilões online seguem a subir na negociação fora do horário regular, depois de a empresa reportar lucros e receitas superiores às expectativas.
O eBay anunciou lucros de 482 milhões de dólares no primeiro trimestre, o que corresponde a 41 cêntimos por acção. Excluindo itens extraordinários, os lucros por acção ascenderam a 47 cêntimos, quando os 31 analistas inquiridos pela Zacks Investment Research apontavam para que se situassem nos 45 cêntimos por acção.
No entanto, o resultado líquido de 482 milhões representou uma queda face ao primeiro trimestre do ano passado, quando se cifrou em 626 milhões (ou 51 dólares por acção).
A empresa de comércio electrónico reportou, para o mesmo período, receitas de 2,14 mil milhões de dólares, superando também as projecções do mercado, que apontavam para um valor médio de 2,08 mil milhões.
O seu CEO, Devin Wenig, disse – citado pela Fortune – que a empresa tem estado a realizar progressos no sentido de "garantirmos que os nossos compradores têm a melhor escolha possível de produtos, bem como uma experiência de compra simples e personalizada".
A empresa, recorde-se, tem estado a focalizar-se no seu negócio de Internet, concentrando-se numa melhoria da sua plataforma de compras, depois de se ter separado da Paypal (o seu "braço" no ramo dos pagamentos online, ao qual estava ligada desde 2020) em Julho do ano passado.
Para o trimestre em curso, o eBay, com sede em San Jose, na Califórnia, espera lucros por acção entre 40 e 42 cêntimos e aponta para receitas na ordem dos 2,14 a 2,19 mil milhões de dólares. Os analistas sondados pela Zacks estimam um volume de negócios médio de 2,14 mil milhões. Já os analistas consultados pela Thomson Reuters esperam um lucro por acção de 44 cêntimos neste segundo trimestre, pelo que a previsão da empresa fica abaixo.
O mercado está a reagir bem a estes números e as acções do eBay – que no acumulado do ano caem 11% - seguem a subir 2,3% para 25,05 dólares na negociação fora do horário regular da bolsa nova-iorquina.