Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro chef de cozinha robótico chega em 2018

Um par de mãos robóticas capazes de cozinhar mais de 100 pratos é a aposta da britânica Moley. O equipamento será lançado em 2018.

A carregar o vídeo ...
Could This Nasa Robot Be Cooking Your Dinner?
Negócios 14 de Novembro de 2016 às 19:10
  • 1
  • ...

O primeiro robô de cozinha inteligente totalmente automatizado tem assinatura inglesa e tem capacidade para cozinhar mais de 100 receitas de chefs de cozinha de renome, como Gordan Ramsay, Thomas Keller e Alain Ducasse. Após cozinhar, a máquina também fará toda a limpeza da cozinha.


Mark Oleynik, CEO e fundador da Moley Robotics, explicou à Forbes que o robô trabalha de acordo com uma série de especificações, tais como o número de porções, o tipo de cozinha, restrições dietéticas, número de calorias, chef, ingredientes desejados, entre outros.


O chef robótico utiliza alimentos embalados, medidos, cortados e lavados vendidos pela própria Moley. Os recipientes com os ingredientes são colocados em locais específicos e a máquina começa a preparar a refeição com um simples toque.


O robô da Moley obtém as receitas descarregando-as da Internet, mas a empresa de robótica pretende criar uma plataforma online onde utilizadores de todo o mundo poderão "partilhar e vender" as suas receitas.


De acordo com Oleynik, a falta de acesso à Internet nunca será um problema para o equipamento robótico, uma vez que a biblioteca online de receitas também pode ser disponibilizada offline.

A cozinha robótica é contestada por vários chefs, pela falta de sensibilidade inerente a um cozinheiro. "Os chefs colocam sempre um pouco de si em todos os pratos, pelo que nenhum prato é idêntico ao outro", afirma o chef Conrad Miami à mesma fonte. "O mais importante, penso, é envolver os cinco sentidos de forma a preparar o prato perfeito", acrescenta.


Siddhartha Srinivasa
, professor de ciência computacional no Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon, considera este sistema intrigante e disruptivo nas indústrias alimentar e tecnológica. Na sua perspectiva, esta tecnologia demorará entre cinco a dez anos a conseguir preparar refeições com a verdadeira qualidade de um chef de cozinha.


Com um preço de mercado de 92.000 dólares (84.702,1 euros), o professor admite que os potenciais primeiros compradores desta tecnologia poderão ser aficionados das tecnologias, hospitais, lares de terceira idade e pessoas incapacitadas com seguros que cubram os custos da tecnologia da Moley.


No ano passado, a Nasa já acreditava no potencial dos robôs de cozinha automatizados
Ver comentários
Saber mais Moley chef de cozinha robótico Gordan Ramsay Thomas Keller Alain Ducasse Mark Oleynik Conrad Miami Siddhartha Srinivasa Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon Nasa ciência e tecnologia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio