Notícia
PluggableAI de Braga ganha quase 2 milhões numa ronda liderada pela espanhola GED
O fundo GED Tech Seed liderou a ronda de investimento de 1,75 milhões de euros na startup que trabalha nos domínios do “meaningful mobile engagement”, sendo responsável pela criação do conceito do “Fan of the Match”.
Fundada em 2022 e incubada na Startup Braga, a PluggableAI contou, nesse ano, com 100 mil euros da capital de risco estatal Portugal Ventures, no âmbito de uma ronda "pre-seed" que permitiu à startup desenvolver e gerar novas rondas de capital.
A Portugal Ventures realça que a PluggableAI "tem um conjunto de soluções tecnológicas que, utilizando modelos disruptivos de IA [inteligência artificial] e múltiplos sensores não-intrusivos dos smartphones, adiciona uma camada de inteligência a qualquer aplicação móvel, permitindo às empresas interagirem com cada um dos seus clientes, de forma individual, no melhor momento para cada um deles".
Segunda a capital de risco estatal, estas soluções da PluggableAI "facilmente potencializam as taxas de retenção, de reação e ‘engagement’ de qualquer aplicação móvel", com a startup bracarense a clamar que "ser não-intrusivo é mandatório", afiançando que as suas soluções "garantem, na sua totalidade, a privacidade dos utilizadores".
Entretanto, no verão do ano passado, numa parceria com o Sporting Clube de Braga, ficou-se a saber que a PluggableAI vai sensorizar o estádio do clube através de uma solução tecnológica que, por meio de modelos de inteligência artificial e sensores de smartphones não intrusivos, conceberá, em tempo real, mapas de sentimentos de todo o recinto desportivo.
Acelerar processo de internacionalização e crescimento da equipa para 17 pessoas
Agora, a novidade: a trabalhar nos domínios do "meaningful mobile engagement", sendo responsável pela criação do conceito do "Fan of the Match", a PluggableAI anunciou a captação de uma ronda "seed" no valor de 1,75 milhões de euros.
"A ronda foi liderada pelo fundo GED Tech Seed, gerido pela sociedade de capital de risco GED Ventures, tendo contado também com a participação da Portugal Ventures, a qual deu seguimento ao investimento realizado, em 2022, numa ronda pré-seed, a qual permitiu a expansão inicial do negócio", revela a startup bracarense, em coumunicado.
Sediada no edifício cultural GNRation, situado no centro histórico de Braga, a PluggableAI sinaliza que vai utilizar este financiamento para "acelerar o processo de internacionalização e crescimento da equipa, tendo como objetivo atingir 17 colaboradores até meados de 2025, com foco em perfis de tecnologia (inteligência artificial e sensorização), ‘sales/growth’ e marketing".
Tecnologia da PluggableAI "vai permitir trazer mais adeptos para o desporto e fãs para eventos"
Bruno Fernandes, CEO e cofundador da PluggableAI, afirmou que este investimento valida o trabalho da equipa e permitirá crescer em novas oportunidades e novos mercados:
"Para a PluggableAI, este é um passo fundamental e necessário. Permitir-nos-á crescer a equipa e acelerar o negócio a uma velocidade que, de outra forma, não seria possível. Valida também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa nos últimos meses, não só pelo interesse demonstrado por diversas capitais de risco, mas também pelo ‘follow-on’ da Portugal Ventures", afirma Bruno Fernandes, CEO e cofundador da PluggableAI.
"Estamos muito entusiasmados por poder continuar a contar com o apoio da Portugal Ventures e, de hoje em diante, poder contar e trabalhar com a GED Ventures no crescimento da PluggableAI", remata Bruno Fernandes.
Já João Pedro Silva, diretor de investimentos da GED Ventures, realça que a tecnologia desenvolvida pela PluggableAI "vai permitir trazer mais adeptos para o desporto e fãs para eventos", acreditando que "esta tecnologia poderá ser usada por equipas e organizadores de eventos pelo mundo fora e, por isso, tem um grande potencial de crescimento".
"A aposta na PluggableAI reforça o nosso compromisso de apostar em empresas ‘pre-seed’, com tecnologia demonstrada, mas ainda com pouca tração, reconhecendo que existe aí um nicho no mercado por explorar e que poderá trazer maiores retornos aos nossos investidores", sinalizou o diretor de investimentos da GED Ventures, que faz parte do grupo espanhol GED Capital, que gere mais de 1.000 milhões de euros em ativos nas áreas de "venture", "private equity" e infraestruturas.
Por sua vez, Teresa Fiúza, vice-presidente da Portugal Ventures refere que a aposta na PluggableAI representa "a missão da Portugal Ventures em mitigar as falhas de mercado ao nível do investimento em startups que se encontram em fases iniciais".
De resto, conclui, "é um enorme privilégio acompanhar a jornada de sucesso da PluggableAI, um caminho que se iniciou em 2022 com o primeiro investimento realizado ao abrigo da Call INNOV-ID e que possibilitou a expansão inicial do projeto".
Passados dois anos, a Portugal Ventures reforça a sua aposta na PluggableAI, "acreditando que esta nova ronda será fundamental para consolidar o modelo de negócio, alavancar a internacionalização e reforçar a equipa com quadros essenciais para esta nova etapa", remata Teresa Fiúza.
Revolucionar a experiência dos fãs em eventos desportivos, concertos, festivais e programas televisivos
A PluggableAI destaca que "desenvolve tecnologias focadas na criação e fortalecimento de ligações emocionais entre pessoas e marcas", tendo desenvolvido "a tecnologia Fanmeter, a qual utiliza inteligência artificial e sensores não intrusivos para criar estratégias de ‘fan engagement’ disruptivas, como o ‘Fan of the Match’ ou o ‘The Festival Lover’".
"Esta tecnologia é utilizada, entre outros, pelo Sporting Clube de Braga para premiar os seus adeptos, nos jogos em casa, durante a temporada 2024/2025, ou pelo Rock in Rio, proporcionando experiências mais interativas e premiando os seus festivaleiros", realça a startup brancarense.
Uma tecnologia que, enfatiza, "reforça o compromisso da PluggableAI em revolucionar a experiência dos fãs em eventos desportivos, concertos, festivais e programas televisivos, criando ativações que fortalecem a ligação com os fãs e geram benefícios organizacionais e financeiros para as marcas".
A PluggableAI pretende, "nos próximos meses, fechar novas parcerias e colaborações com organizações desportivas, como federações, ligas e clubes, aumentar a sua presença em festivais, e trazer inovação a programas televisivos".