Notícia
ParaRede e ARESP lançam Portalimentar.com
A Pararede, em conjunto com a ARESP, lançou hoje o Portalimentar.com, um projecto de «B2B» que deverá atingir um volume de transacções de um milhão de euros até final do ano, revelou Pedro Leal, responsável pelo portal, ao Canal de Negócios.
«As nossas estimativas apontam para um volume de transacções de um milhão de euros (200 mil contos) até final do ano», afirmou Pedro Leal, sublinhando que, até à mesma data, «esperamos ter cinco mil empresas ligadas ao Portalimentar».
O projecto, disponível em www.portalimentar.com, será detido em 51% pela ParaRede e em 29% pela ARESP, com os restantes 20% do capital a serem controlados por investidores particulares.
O portal vai funcionar como uma plataforma transaccional de bens e serviços, na óptica do «business-to-business» (B2B), e direccionada para as empresas que operam nos sectores da hotelaria, restauração e comércio alimentar.
Pedro Leal revelou que o capital social da nova empresa é de 873 mil euros (175 mil contos) e que a mesma deverá atingir o «break-even» até final de 2001.
De acordo com o mesmo responsável, «o montante inicial de investimento não foi muito elevado, uma vez que funcionamos em regime de ASP (“Application Service Provider”), alugando as infraestruturas que a ParaRede já detém».
As receitas do Portalimentar.com serão provenientes das comissões sobre as transacções, bem como do pagamento de uma verba em troca da adesão ao projecto, que vai variar de acordo com o perfil da empresa e o seu volume de transacções.
Para além das funcionalidades ligadas ao comércio electrónico, o portal vai também disponibilizar notícias sobre o sector da hotelaria, restauração e comércio alimentar, bem como uma plataforma que vai permitir a celebração de parcerias empresariais e institucionais.
De acordo com a mesma fonte, este sector representa, a nível nacional, um volume de negócios anual na ordem dos cinco mil milhões de euros (mil milhões de contos), com mais de 90 mil pontos de transacção.
A ParaRede encerrou a cotar nos 1,82 euros (365 escudos), registando uma desvalorização de 12,08%.