Notícia
Oracle Portugal abre centro de competências no Porto e vai criar 100 empregos
O Porto vai receber um novo centro de competências da Oracle Portugal. Este projeto prevê a criação de 100 postos de trabalho.
A Oracle Portugal vai abrir em julho um novo centro de competências no Porto e prevê contratar 100 novos profissionais, revelou esta quinta-feira o diretor-geral da empresa, Bruno Morais, num encontro com a imprensa.
O novo centro vai localizar-se no centro empresarial Lionesa, em Leça do Balio, tal como já havia avançado o Jornal Económico.
O foco do novo centro será na inovação tecnológica e de serviços para o setor do retalho para toda a área EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
Bruno Morais considera que a abertura do novo centro de competências da multinacional norte-americana no Porto é "muito importante, não só para a Oracle Portugal, mas para a região do Porto".
A empresa, que celebra este ano o 30.º aniversário em Portugal, registou "um crescimento a duplo dígito...e bem gordinho" no terceiro trimestre fiscal (de janeiro a março) a nível de receitas. Neste período, destacou Bruno Morais, a Oracle Portugal conseguiu cinco novos grandes contratos (superiores a um milhão de dólares, ou 887 mil euros) com empresas de setores como "utilities", financeiro e telecomunicações.
Nos primeiros nove meses do exercício, a Oracle Portugal triplicou a faturação em serviços na área de cloud e, contrariando a tendência global da Oracle, a área de hardware "continua a crescer a dois dígitos".
As grandes apostas mais recentes da Oracle são a segunda geração de cloud e a gestão autónoma de base de dados, utilizando "machine learning" e inteligência artificial. No que respeita à "autonomous data base", lançada recentemente, a Oracle conta, a nível global, com mil clientes e com outros quatro mil em fase de teste. Em Portugal, o número de clientes deste produto é ainda "inferior a dez" e existem 20 em fase de teste.
(Notícia atualizada às 16:03 com mais informação)