Notícia
Novos Nokia "low cost" chegam ao mercado em 2017
Os telemóveis Nokia vão regressar ao mercado, depois da empresa finlandesa ter sido comprada. Dois novos equipamentos, com funcionalidades básicas e um preço reduzido, chegam ao mercado no próximo ano.
O Nokia 150 e o Nokia 159 Dual SIM são os dois primeiros modelos fabricados sob a chancela da HMD Global. Os telemóveis serão lançados no próximo ano em "mercados seleccionados" e terão um preço base de 26 dólares (24,6 euros à cotação actual). Em comunicado, a empresa afirma que os telefones terão uma interface "familiar", de forma a responder às necessidades daqueles que procuram um equipamento de "grande qualidade, acessibilidade e fácil de usar".
Os novos telefones Nokia terão um ecrã de 2,4 polegadas e um teclado físico. Os dispositivos estarão equipados com rádio FM, leitor MP3 e contarão com uma autonomia da bateria "incrível", sublinha a HMD, com capacidade para 22 horas de conversação. Em termos de autonomia em standby, a versão single SIM poderá aguentar até 31 dias e a versão dual SIM apresentará uma durabilidade de 25 dias.
Em termos de câmara, o comunicado refere que os telemóveis terão uma câmara de qualidade VGA com flash LED e que os utilizadores poderão partilhar as fotografias via Bluetooth.
Em termos de jogos, a empresa revela que os dispositivos terão instalado jogos como o clássico Snake Xenzia e uma versão para experimentar e comprar do Nitro Racing desenvolvido pela Gameloft.
Fabricados com capas de policarbonato e resistentes aos riscos, os novos modelos são "construídos para durar", garante a empresa responsável pelo fabrico dos telemóveis Nokia.
No início deste mês, a HMD já havia anunciado o regresso aos "telefones estúpidos", sob o argumento do amor à marca Nokia. A empresa garante também, um regresso da Nokia ao mercado de smartphones e tablets, equipados com o sistema operativo Android.
Segundo a Reuters, o mercado de telefones básicos tem tido maior expressão na Índia e em determinadas regiões da Ásia e da Europa.