Notícia
Musk está a preparar um foguetão “grande para caraças” para ir a Marte
O Big Fucking Rocket, em inglês, quer chegar a Marte em 2024. Os esforços de investimento da SpaceX de Elon Musk, também dono da Tesla, vão centrar-se neste projecto.
Vem aí um novo foguetão da SpaceX e este promete ser "grande para caraças", numa tradução modesta do inglês. É o Big Fucking Rocket (BFR), como o baptizou Elon Musk.
A empresa de engenharia aeroespacial detida por Elon Musk, também dono da fabricante de carros eléctricos Tesla, tem como objectivo chegar a Marte. E vai reunir todos os esforços para isso.
No International Austronautical Congress, o empresário anunciou que vai parar a produção de Falcon 9, Falcon Heavy e Dragon para concentrar todos os esforços no próximo veículo, que deverá tornar estes primeiros obsoletos.
"Todos os nossos recursos serão voltados para construir o BFR. E acreditamos poder fazer isso com as receitas que recebemos de lançar satélites e apoiar a Estação Espacial Internacional", informou.
A intenção é desenvolver um Sistema de Transporte Interplanetário, tendo o Planeta Vermelho como objectivo mais longínquo. Este sistema também deverá ser utilizado para lançar satélites, levar carga para a Estação Espacial Internacional e até mesmo fazer missões lunares, criando uma base na Lua, explica o The Verge.
A actual frota da Space X já faz algumas destas tarefas mas a intenção de Musk é que o Sistema de Transporte Interplanetário possa garantir todas as suas missões espaciais. Tornar públicos estes objectivos tem também um pendor político, com o empresário em busca de apoios do Governo norte-americano.
Para quando tudo isto? Musk gostava de ter o Sistema de Transporte Planetário a funcionar em 2022, dois anos antes do seu objectivo inicial. Os especialistas desconfiam que tal seja possível em tão curto prazo.