Notícia
Marinha vai receber Landers capazes de atingir 400 metros de profundidade no último dia do Governo
Encomendados ao CEiiA e por si desenvolvidos, os dois observatórios submarinos autónomos têm uma autonomia energética até seis meses.
Esta quinta-feira, 7 de novembro, último dia do governo demissionário em funções, a Marinha Portuguesa vai receber dois observatórios submarinos autónomos, encomendados ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e por si desenvolvidos.
A cerimónia de entrega dos dois Landers, que irá decorrer nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, será presidida pela ministra da Defesa, Helena Carreiras, e pelo vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, o vice-Almirante António Henrique Gomes.
"Os Landers são plataformas flexíveis e configuráveis, têm uma autonomia energética até seis meses e são capazes de atingir os 400 metros de profundidade com o objetivo de recolha de dados físicos, químicos e biológicos no leito marinho, permitindo, pela grande diversidade de sensores instalados, entre outras aplicações, a monitorização ambiental e a vigilância acústica", explica o CEiiA, em comunicado.
A instalação dos dois Landers será realizada por navios, "sendo libertados à superfície, mergulhando passivamente por ação gravítica do seu lastro até à profundidade", adianta o CEiiA.