Notícia
Mais de 130 candidatos mergulham na piscina da 42 Porto
Fundada em Paris em 2013, a 42 é 100% gratuita e não exige um conhecimento prévio da área de programação. Conta hoje com mais de 21 mil alunos ativos, espalhados por mais de 50 países.
136 candidatos participaram na primeira piscine deste verão da 42 Porto, naquela que é a prova decisiva antes de ingressarem na escola. A piscine é um programa intensivo que se estende por 26 dias, e onde os candidatos aprendem as bases de programação e o método de ensino da 42.
O perfil dos candidatos à 42 Porto não podia ser mais variado. Representam 11 nacionalidades e diferentes faixas etárias, sendo que o candidato mais jovem tem 17 anos e o mais velho 58.
Para aceder ao curso é necessário passar dois testes online, completar a piscine e ter pelo menos 18 anos.
Esta é já a décima piscine a ter lugar na cidade do Porto, que se somam às 16 de Lisboa. A 42 Porto abriu portas há dois anos, mas a escola está presente em Portugal desde 2020, altura em que foi inaugurada a 42 Lisboa. Entre as duas, já somam mais de 1.500 alunos, mais de 55 mil candidatos registados e 11 kick-offs.
Fundada em Paris em 2013, a 42 é 100% gratuita e não exige um conhecimento prévio - seja ele académico ou profissional – da área de programação. Conta hoje com mais de 21 mil alunos ativos, espalhados por mais de 50 países.
É ainda reconhecida como uma das melhores escolas de programação e uma das mais inovadoras do mundo - segundo o ranking WURI 2024, a 42 ultrapassa as conceituadas universidades de Harvard e Yale a nível da inovação.
A liberdade de aprendizagem é total. Sem salas de aula, horários ou professores, os alunos aprendem de forma prática, desenvolvendo projetos entre pares num modelo de ensino que mais se assemelha a um jogo.
Caso tenham passado todas as exigentes fases de candidatura, os alunos podem começar a sua especialização. É nessa altura que decidem quais as áreas que mais lhes interessam explorar. As opções são inúmeras e vão desde a Inteligência Artificial à cibersegurança.
De acordo com a 42, o curso demora entre 16 e 20 meses a concluir – caso o aluno dedique cerca de 40 horas semanais ao programa.
* Notícia editada por Pedro Curvelo