Notícia
Lucros e vendas da IBM superam estimativas no primeiro trimestre
O resultado líquido e o volume de negócios da International Business Machines (IBM) caíram menos do que era projectado pelos analistas.
Os lucros da IBM no primeiro trimestre deste ano, excluindo itens extraordinários, ascenderam a 2,35 dólares por acção, uma descida de 19% face aos primeiros três meses de 2014, anunciou a tecnológica após o fecho das bolsas do outro lado do Atlântico.
Este resultado fica acima da média de 2,09 dólares por acção estimada pelo consenso de mercado.
Por seu lado, as vendas cifraram-se em 18,7 mil milhões de dólares, ficando também ligeiramente acima das estimativas médias dos analistas, que apontavam para 18,2 mil milhões em média.
No entanto, em termos homólogos, as receitas ficam 4,6% abaixo das registadas no mesmo período do ano passado – sendo o 16º trimestre consecutivo que a facturação cai.
O efeito cambial penalizou o volume de negócios da tecnológica em menos de três pontos percentuais, contra uma estimativa inicial da empresa de três a quatro pontos percentuais de impacto.
Com efeito, Rometty tem estado a tomar medidas drásticas para reorganizar as suas actividades, de modo a colocar mais enfoque na "cloud". Com efeito, a CEO tem estado a concentrar as atenções em novos serviços de "cloud computing" e de sistemas centralizados.
A IBM segue pouco inalterada na negociação fora de horas em Nova Iorque, depois de um primeiro ressalto assim que saíram os resultados. A tecnológica fechou a subir 0,5% esta segunda-feira, para 152,53, dólares na negociação do horário regular bolsista.