Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investigadores portugueses recebem 250 mil dólares para investigar chatbot da Amazon

Universidade portuguesa é uma das dez que vai participar na competição "Alexa TaskBot Challenge" da Amazon, que tem como objetivo investigar as capacidades do chatbot da gigante tecnológica.

Getty Images
16 de Fevereiro de 2023 às 16:17
  • ...
A Amazon vai pagar 250 mil dólares [cerca de 230 mil euros] para que uma equipa de alunos da Nova School of Science and Technology investigue a futura geração de chatbots - agentes de conversação inteligentes - da empresa norte-americana. Além deste valor, a equipa receberá também 150 mil dólares em recursos de cloud.
 
Além da faculdade portuguesa, outras oito universidades dos Estados Unidos e uma europeia vão também participar no desafio internacional, denominado "Alexa TaskBot Challenge". 

Criado em 2022, trata-se da primeira competição de chatbots com sistemas de conversação que utilizam Inteligência Artificial para apresentar diversos modelos de resposta, desde áudio a visual.  "A expetativa é que o TaskBot, agente de conversação da Alexa, tenha uma comunicação eficaz e seja capaz de guiar o utilizador na execução de tarefas manuais, desde cozinhar a fazer origamis. Contudo, estes avanços exigem novos métodos de IA, planeamento, e conhecimento do mundo, características ainda inexploradas nos chatbots", detalha a gigante tecnológica, num comunicado.

A equipa vencedora vai ganhar 500 mil dólares, enquanto a segunda arrecada 100 mil e a terceira 50 mil. "Estes prémios serão pagos às equipas ou estudantes com o melhor desempenho", realça a empresa.

 

João Magalhães, professor no Departamento de Informática da FCT NOVA e coordenador da equipa - que em 2022 ficou em segundo lugar na competição - afirma, numa nota enviada às redações, que este é um ano em que, "finalmente, o grande público começa a compreender a relevância dos chatbots, e sobretudo, como estes sistemas podem fazer a diferença em pequenas tarefas do dia-a-dia".

Ver comentários
Saber mais Science and Technology Amazon Nova School tecnologia universidades
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio