Notícia
Intel elimina 12 mil postos de trabalho
A tecnológica Intel anunciou o corte de 11% da força de trabalho e previsões de resultados que ficaram abaixo das estimativas.
A maior fabricante do mundo de "chips" vai eliminar um total de 12 mil empregos, o que representa 11% da força de trabalho da tecnológica.
O anúncio da Intel foi efectuado no dia em que a companhia norte-americana revelou resultados e estimativas que ficaram abaixo das previsões.
A empresa revelou que vai alterar o foco para áreas de maior valor, como o fabrico de "chips" para servidores e equipamentos ligados à Internet. A Intel é uma das principais vítimas do declínio das vendas de computadores pessoais, que já vai no quinto ano e representa 60% das receitas da companhia. Com o plano de reestruturação, a Intel estima poupar 750 milhões de dólares por ano.
Este declínio é um dos motivos que leva a Intel a estimar receitas de 13,5 mil milhões de dólares no segundo trimestre, abaixo dos 14,2 mil milhões de euros estimados pelos analistas.
Ainda assim, no primeiro trimestre os lucros superaram as previsões, ao subirem 2,7% para 2,05 mil milhões de dólares. Situaram-se em 54 cêntimos por acção, quando os analistas estimavam 49 cêntimos. As receitas ficaram em linha com o esperado (subiram 7,2% para 13,8 mil milhões de dólares).