Notícia
Start-up de Braga iMobileMagic prevê “acelerar vendas” após compra por norte-americanos
Com a compra pela Smith Micro, a start-up de Braga quer continuar a crescer na área da segurança familiar em dispositivos móveis, tendo inclusive planos para alargar a tecnologia para a área das empresas.
A iMobileMagic prevê aumentar a "capacidade de acelerar vendas e a engenharia" das suas soluções tecnológicas depois de ter sido comprada pela norte-americana Smith Micro. Todavia, ainda é cedo para adiantar perspectivas de crescimento.
"Continuamos a trabalhar como dantes. A única coisa que mudou foi a ambição", garantiu Marco Leal, líder da start-up fundada em Braga em 2011. O responsável falava numa conferência de imprensa esta segunda-feira, 8 de Agosto.
A compra da iMobileMagic pela Smith Micro – por 500 mil euros em numerário e outros 1,5 milhões em acções, fechada a 22 de Julho – é vista agora como uma "possibilidade de fazer crescer significativamente o alcance" dos produtos desenvolvidos na empresa de Braga.
Sudeste asiático, América Latina e África estão no mapa de expansão. O crescimento começa no sentido inverso: "No ano passado não tínhamos qualquer objectivo de vender no mercado norte-americano", exemplificou Marco Leal.
Um dos produtos mais importantes da iMobileMagic – que deverá mudar de nome devido à compra – é o Family Safety, uma solução que permite ter acesso à localização dos membros da família (incluindo animais de estimação) e controlar as aplicações, tempo e contactos a que os mais novos podem ter acesso.
É um mercado com um potencial de 4,2 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) e "a tendência é continuar a subir". Daí que Marco Leal preveja que esta plataforma possa ser adaptada a outras áreas como a gestão de trabalhadores e de frotas.
A iMobileMagic dedica-se ainda ao desenvolvimento de serviços à medida, de que são exemplos as aplicações de festivais de música em que a Vodafone se associa ou mesmo na área da moda, como a ASAP54. "Com a força da Smith Micro queremos desenvolver este tipo de serviços", posiciona o responsável luso.
"Braga vai ser importante para o nosso negócio como um todo. A qualidade do pessoal que vimos em Braga é impressionante", reagiu o CEO William W. Smith Jr.
Na Europa, a Smith Micro já tem escritórios em Belgrado e Estocolmo, estreando-se agora em Portugal. A empresa conta com 34 anos e mais de 200 trabalhadores, 16 deles agora em Braga.