Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fnac oferece mais de 700 milhões de euros para comprar empresa de comércio electrónico

O grupo francês Fnac confirma que fez uma proposta à empresa Darty com vista a “uma potencial aquisição”. A Fnac está disposta a pagar 533 milhões de libras (mais de 718 milhões de euros) pelo negócio.

Bloomberg
30 de Setembro de 2015 às 13:12
  • 2
  • ...

O grupo francês Fnac confirma em comunicado que fez uma proposta ao conselho de administração da empresa Darty – que tem uma operação no retalho de electrónica de consumo e mobiliário - com vista a uma potencial aquisição desta empresa.

No documento da Fnac pode ler-se que a empresa "acredita que a combinação da Fnac e da Darty constitui-se como uma estratégia atractiva e uma oportunidade financeira para ambos os grupos através da criação de um líder no mercado de retalho da electrónica, editorial e aparelhos domésticos". 

"A combinação, com base num forte racional industrial, irá beneficiar de vários factores diferenciais fundamentais", destaca a Fnac. Entre esses pontos está a junção de "duas marcas fortes, beneficiando de um forte reconhecimento das suas respectivas bases de clientes; uma oferta de produtos amplas, incluindo artigos técnicos, artigos editoriais e produtos de linha branca" e "uma rede de lojas complementar e mais eficiente". segundo o que pode ler-se no comunicado presente no site da Fnac

A oferta foi feita no passado dia 28 de Setembro, e pauta-se por ser uma compra da 100% das acções da Darty e do capital social. O comunicado revela ainda que a proposta da Fnac visa que cada accionista da Darty receba uma acção da Fnac por 39 acções da Darty. Isto coloca a avaliação de cada acção da empresa nos 1001 pences e avalia o capital social existente nos 533 milhões de libras – mais de 718 milhões de euros.

A Darty, que tem operações no Reino Unido, França, Bélgica, República Checa, Eslováquia e Holanda, em comunicado presente no seu site confirma a recepção da oferta da Fnac. E diz que: "a administração considerou a proposta e concluiu que deve explorar mais os benefícios de uma potencial combinação com a Fnac". "Inicialmente, este compromisso vai focar-se em rever os riscos de execução do negócio de forma a determinar se a oferta" poderá vir a ser recomendada aos accionistas da Darty. A empresa assinala ainda que o grupo Fnac tem até 28 de Outubro de 2015 para anunciar a intenção firme de lançar uma oferta sobre a Darty.

A Bloomberg avança que a operação pode receber a oposição dos reguladores. Ambas as empresas têm uma forte presença na região da capital francesa, Paris. Charles Allen, analista na Bloomberg Intelligence, destaca ainda a importância das vendas online que este negócios não deve ser observado apenas pelas lojas físicas.

As acções da Darty na bolsa de Londres estão a disparar 16,36% para 94,25 pences tendo já, durante a actual sessão, subido 17,59% para 95,25 pences.

Por outro lado, os títulos da Fnac estão a descer 3,74% para 51,02 euros tendo já recuado 4,53% para 50,60 euros.

Ver comentários
Saber mais Fnac Darty Reino Unido França Bélgica República Checa Eslováquia Holanda grupo Fnac Charles Allen
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio