Notícia
Google suspende projecto que ambicionava criar telefone modular
A Google estava a desenvolver um projecto para criar um smartphone modular, com componentes que podiam ser trocadas. Entretanto, a tecnológica norte-americana decidiu suspender esse projecto.
A Alphabet, empresa que detém a Google, suspendeu o projecto Ara. Segundo avança a Reuters, citando duas fontes com conhecimento do processo, este projecto tinha como missão construir um smartphone modular, ou seja, que tem componentes que podem ser trocados.
No âmbito deste projecto, a Google tinha a ambição de criar um telefone que pudesse ser rapidamente personalizável, chegando aos clientes com, pelo menos, uma bateria e uma câmara extra.
Ainda assim, esta suspensão poderá não representar o fim do projecto Ara. Apesar da tecnológica não ir colocar no mercado este smartphone, pode trabalhar com parceiros no sentido de permitir que a tecnologia chegue ao mercado – nomeadamente licenciando-a, refere uma das fontes da agência.
O lançamento deste projecto foi um dos primeiros passos dados pela gigante norte-americana no sentido de unificar os vários desenvolvimentos de hardware que tem efectuado. A Alphabet é responsável pelos smartphones Nexus e pelos portáteis Chromebook (que tem como sistema operativo Google Chrome).
Segundo a Reuters, os smartphones modulares criaram grande entusiasmo entre a comunidade tecnológica. Em causa o potencial que este smartphones pode dar em termos de vida do dispositivo, dado que telefones que duram mais tempo representam menos lixo electrónico.
Porém, há um senão para o analista Bob O’Donnell da TECHnalysis Research: a dificuldade de colocar estes dispositivos no mercado. O analista defende que estes dispositivos permitam a mudança de componentes faz com que tenham custos elevados de produção e que sejam grandes, segundo a agência.