Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Google pondera retirar o serviço de notícias da Europa por causa dos novos direitos de autor

A nova lei dos direitos de autor, que foi elaborada pela União Europeia, está a levar a que a Google pondere retirar o seu serviço de notícias do continente europeu.

Bloomberg
22 de Janeiro de 2019 às 11:49
  • ...

A Europa está a implementar uma nova lei de direitos de autor para incluir as plataformas digitais. O que poderá fazer com que empresas como a Google ou o Facebook tenham de pagar pelos direitos de autor. Esta perspetiva está a fazer com que a Alphabet, dona do Google, pondere se mantém o serviço de notícias ou se o retira da Europa, de acordo com a Bloomberg, que cita um responsável pela empresa.

 

O cenário de as plataformas terem de pagar direitos de autor está a levar a que a Google admita assim retirar o serviço da Europa como resposta à nova legislação, explica Jennifer Bernal, gestora da Google na Europa, Médio Oriente e África.

 

A empresa tem várias opções em cima da mesa, de acordo com a mesma fonte, e vai primeiro analisar o texto final da legislação antes de tomar decisões, acrescentou.

 

A Google explica ainda que não faz dinheiro com este serviço, pelo que retirar a plataforma de notícias da Europa não teria impacto financeiro. Ainda assim, a empresa garante que não o fará de ânimo leve.

 

A Bloomberg realça que apesar de não fazer dinheiro diretamente com o Google News, a verdade é que os utilizadores passam muitas vezes deste serviço para o motor de busca geral, um serviço com o qual a empresa faz muitas das suas receitas.  

 

A União Europeia tem planeado apresentar a legislação completa esta semana, ainda que esteja a haver alguma divisão entre os Estados-membros sobre este assunto.

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais google direitos de autor
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio