Notícia
"Futebol de robôs" abre conferência sobre novas tecnologias
A Fundação Francisco Manuel dos Santos debate, na Casa da Música, no Porto, as implicações do desenvolvimento das tecnologias na sociedade.
Foi com robôs autónomos, que até sabem jogar futebol, que se deu início à conferência Admirável Mundo Novo, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que debate o impacto das novas tecnologias na sociedade.
Manuela Veloso, professora de Ciências da Computação na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, falou das vantagens (e limitações) dos Cobots, robôs que criou e que conseguem movimentar-se sozinhos. "Estamos a tentar fazer robôs autónomos que tomam decisões e andam. Com capacidade de ver, pensar e andar."
Para Manuela Veloso, no futuro, "o mundo serão muitos robôs e não apenas um robô". A investigadora mostrou ainda como é possível a colaboração entre eles, nomeadamente com o jogo de futebol, com passes e golos. "Já andaram 1.000 quilómetros na universidade, vão a todos os andares do edifício. Não há ninguém que venha ver-me que não seja acompanhado por um robô", contou Manuela Veloso.