Notícia
Fundação Champalimaud e Philips unidas para reduzir pegada carbónica na saúde
Parceria permitirá reduzir em 50% a pegada carbónica dos equipamentos de imagiologia da Fundação em apenas cinco anos, de acordo com as empresas.
"Esta cooperação é baseada em três pilares fundamentais que foram desenhados para atingir os objetivos do projeto: ecoDesign, economia circular e eficiência energética. Estes pilares são assentes em valores que visam garantir a redução da necessidade de utilizar novos recursos e reciclar os materiais permitindo que tenham um tempo de vida mais longo", referem as empresas numa nota conjunta enviada às redações, em que apontam que os sistemas globais de saúde "são responsáveis por uma parte significativa das emissões globais de CO2".
A Champalimaud e a Philips salientam que "esta parceria assegurará a utilização eficiente do equipamento, sem comprometer a qualidade dos cuidados de saúde e ainda melhorar a eficiência energética, de forma a evitar a utilização de substâncias perigosas, otimizando o uso de recursos".
A cerimónia de assinatura da parceria decorre esta quinta-feira na Fundação Champalimaud e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.