Notícia
Evan Spiegel ganha mais de 636 milhões de dólares com IPO da Snap
Pode ser apenas uma coincidência, mas depois de um tweet publicado por uma personalidade influente sobre o mau desempenho do Snapchat, a empresa registou fortes quedas em bolsa e perdeu 1,7 mil milhões de dólares. Isto no mesmo dia em que se soube que, em 2017, Evan Spiegel ganhou 636,6 milhões de dólares com o IPO.
As acções da Snap, dona do serviço Snapchat, terminaram ontem a sessão em forte queda (-8,53%). Coincidência ou não, a forte desvalorização da Snap teve lugar depois de uma popular personalidade da televisão norte-americana, Kylie Jenner, criticou publicamente a Snapchat.
sooo does anyone else not open Snapchat anymore? Or is it just me... ugh this is so sad.
— Kylie Jenner (@KylieJenner) 21 de fevereiro de 2018
"Então há mais alguém que já não consegue abrir o Snapchat? Ou sou só eu .. ugh isto é tão triste", escreveu Jenner na rede social Twitter, onde tem 24,5 milhões de seguidores.
Com a queda acentuada dos títulos, o valor de mercado da empresa liderada por Evan Spiegel encolheu em cerca de 1,7 mil milhões de dólares, de acordo com a CNBC.
A marca de cosméticos Maybelline também perguntou aos seus seguidores no Twitter se deveria manter a sua conta no Snapchat. Em causa está a "queda dramática de visualizações" nesta plataforma.
Outro evento que pode estar ainda a penalizar a evolução da empresa, foi a redução da recomendação - de vender para neutral - por parte do Citigroup. O analista Mark May, citado pela agência, decidiu alterar a recomendação da cotada depois de ver "uma subida significativa" das revisões negativas à reformulação da aplicação.
Evan Spiegel um dos mais bem pagos em 2017?
A entrada em bolsa da Snap, dona do serviço Snapchat, vai fazer com que o CEO da empresa seja um dos executivos mais bem pagos no ano passado. Evan Spiegel, co-fundador da Snapchat e CEO da Snap, ganhou 636,6 milhões de dólares com a bolsa de acções que recebeu no âmbito da oferta pública inicial (IPO) da empresa, realizada em Março de 2017, segundo um relatório publicado nas últimas horas e citado pela Bloomberg.
Muitas vezes, quando as empresas resolvem dispersar o seu capital em bolsa, os líderes recebem um montante considerável de acções. Esse procedimento é realizado porque muitas firmas acreditam que, dessa forma, os responsáveis vão manter-se em funções.
Além deste montante, o salário de Spiegel foi de 98.078 dólares no ano passado. Tendo recebido também mais de um milhão de dólares relativos a outros benefícios. Por isso, e de acordo com o TechCrunch, só no ano passado o fundador do Snapchat ganhou 638 milhões de dólares. Este valor vem aumentar o património líquido do empreendedor que, segundo as estimativas, ascende a quatro mil milhões de dólares, de acordo com a mesma fonte.
Imran Khan, director de estratégia, recebeu 100,6 milhões de dólares em compensações no ano passado. O relatório indica que os montantes recebidos no ano passado pelos dois executivos são pagamentos extraordinários e pagos apenas uma vez.
(Actualização: Acrescenta informação sobre a queda das acções)