Notícia
Em 2014 foram vendidos 6,8 milhões de relógios inteligentes
Em 2014 foram vendidos 6,8 milhões de smartwatches, aumentando o valor deste segmento em 82% para 1,2 mil milhões de dólares, segundo a consultora Smartchwatch Group. O Apple Watch vai ajudar a disparar o valor da indústria para 8,7 mil milhões de dólares.
Os relógios inteligentes estão a ganhar cada vez mais adeptos. Só no ano passado foram vendidos 6,8 milhões de exemplares, segundo os números da Smartwatch Group, consultora criada para acompanhar a nova tendência.
Em 2014 este segmento valia 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros), um aumento de 82% face ao anterior. Um crescimento que ficou abaixo das expectativas da indústria, uma vez que o anúncoo do relógio da Apple adiou a compra deste género de dispositivos por parte de alguns consumidores.
"O anúncio do Apple Watch prejudicou as vendas. Enquanto a actual oferta se direcciona mais para o segmento de bem-estar e desporto, como os dispositivos da Garmin, Fitbit, Withings e Polar, o segmento do consumo ainda não pegou", explica Pascal Koenig, managing partner da Smartwatch Group.
Com o lançamento do relógio da Apple, que deverá ser em Abril, o contínuo aumento do número de empresas a apostar nestes dispositivos e consequentemente em aplicações para os smartwatches o volume a indústria deverá aumentar para 8,7 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros) este ano.
Tendo em conta o aumento da procura por este género de dispositivos, o número de empresas que tem apostado nesta área aumenta a passos largos. No ano passado havia 89 empresas de 18 países a vender relógios inteligentes, o que representa um aumento de 123%. A partir de Abril a Apple irá juntar-se a esta lista.
A Samsung é a tecnológica com a maior fatia das vendas. Apesar da quota de mercado ter caído de 34% em 2013 para 23% no ano passado, segundo as contas da consultora continua a ser a líder neste segmento. Segue-se a Lenovo/Motorola (10%), LG (7%), Pebble (7%) e Garmin (7%) e a Sony (6%).
A média do preço dos smartwatches vendidos no ano passado ronda os 189 dólares (174 euros). Um preço 16% inferior aos valores do ano passado de 255 dólares (235 euros).
Mais uma vez, a Apple deverá contribuir para disparar os preços de venda. A consultora acredita que este ano o preço médio aumente para 290 dólares (267 euros).