Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona do Google quer ajudar investigadores a antecipar doenças

A Alphabet, dona da Google decidiu unir esforços com duas instituições académicas para recolher dados da saúde em mais de dez mil pessoas. O objectivo é ajudar os investigadores da área médica a encontrar pistas e assim preverem as doenças.

Bloomberg
Negócios 19 de Abril de 2017 às 18:36
  • ...

A Verily, antiga Google Life Sciences e que pertence à esfera da Alphabet, dona da Google, resolveu aliar-se a duas instituições académicas para ajudar na recolha de dados para ajudar na investigação de patologias. De acordo com o Financial Times (FT), a Verily concedeu financiamento para a investigação e forneceu tecnologia, incluindo smartwatches e sensores utilizados durante o sono, à Stanford Medicine e à Duke University, que lidera o estudo.

A iniciativa chama-se Project Baseline. O conjunto de voluntários vai procurar reflectir a demografia dos Estados Unidos. Cada um vai receber cerca de 400 dólares (374 euros) pela participação e vão ser seguidos durante, pelo menos, quatro anos. Os voluntários, de acordo com o jornal britânico, vão ser submetidos a vários testes ao sangue e exames para que os investigadores possam criar um perfil completo de cada paciente. Além disso, as pessoas que acederam a participar no estudo vão ser alvo de exames anuais intensivos e vão responder regularmente a inquéritos.

Os smartwatch fornecidos pela Verily vão ser usados para recolher dados em tempo real, como ritmo cardíaco, a pressão arterial e o exercício físico que é feito. E as camas dos voluntários vão estar equipados com sensores especiais para monitorizar o sono.

Jessica Mega, responsável pela área médica da Verily, citada pelo FT, aponta que os investigadores médicos estão apenas na fase inicial no que diz respeito a perceberem quais são as causas das doenças. Por isso "temos de pensar como é que as ferramentas e a tecnologia podem ajudá-los". "O Project Baseline vai ajudar-nos a descobrir como [reagem] as pessoas ao deixarem as clínicas".

Esta não é a primeira vez que a dona da Google se associa a instituições médicas. Segundo o FT, a Alphabet tem já acordo com a GlaxoSmithKline para desenvolver implantes em miniatura para tratar doenças. E tem um acordo com a Johnson & Johnson para criar robôs que façam cirurgias.

Ver comentários
Saber mais Verily Google Alphabet investigação médica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio