Notícia
Chairman da Hewlett Packard demite-se arrastado pela polémica compra da Autonomy
O chairman da HP, Raymond Lane, decidiu afastar-se da liderança da empresa, influenciado pela polémica compra da Autonomy, uma operação que está a ser investigada.
O Serious Fraude Office está a investigar a venda da britânica Autonomy à Hewlett Packard. Este processo afasta agora não só Ray Lance, como dois membros do conselho de administração que saem com ele, como noticiou o “Guardian”.
Há duas semana, no encontro anual da HP, Raymond Lance, os directores John Hammergren e Kennedy Thompson viram a sua re-eleição ameaçada, com as margens de vitória muito mais reduzidas, face à eleição anterior. Lane é agora substituído interinamente por Ralph Whitworth que está no conselho da HP desde 2011.
"Depois de reflectir na votação dos accionistas do mês passado, decidi deixar o meu cargo como presidente executivo de forma a minimizar qualquer distração no processo de recuperação da HP", disse o ex-chairman, citado pelo jornal.
A tecnológica reconheceu uma imparidade de 8,8 mil milhões de dólares devido a erros de contabilidade na Autonomy, empresa britânica que comprou em 2011.
Sob investigação está o facto da Autonomy ter viciado alegadamente os resultados financeiros para influenciar o preço da compra.