Notícia
Fabricantes chegam de automóvel a Las Vegas
Já não só de “smartphones”, notebooks, ou tablets PC vive o Consumer Electronic Show, uma das maiores feiras de electrónica de consumo. Este ano, em Las Vegas, os fabricantes de automóveis apresentaram as suas propostas com muita tecnologia.
Os fabricantes de automóvel estiveram em grande em Las Vegas. Desde carros eléctricos a sistemas de navegação inteligentes, as marcas mostraram de tudo.
A BMW apresentou um protótipo de um automóvel que dispensa o motorista e faz até "drifts" (derrapagens) por conta própria, como relatou o Globo.com.
O protótipo da BMW foi feito a partir do Série 2 Coupé e do Série 6 Gran Coupé que têm maior capacidade de reagir a "surpresas" pelo caminho, acrescentou a mesma fonte. Entre as características a destacar está o radar, as câmaras, sensores e computadores que permitem controlar o carro, em alta velocidade, sem intervenção do condutor.
Além disso, o fabricante apresentou o carro eléctrico, i3, que além de ser amigo do ambiente, tem uma componente tecnológica muito forte.
A Hyundai apresentou um veículo com o novo sistema Genesis que permite a interligação com o automóvel e a integração do veículo com um dispositivos sensação de 2013, o Google Glass.
As informações do veículo serão exibidas no ecrã dos óculos da Google como cartões, recurso possível devido à tecnologia Blue Link, que já permite que smartphones sejam ligados aos veículos. Com isso, o motorista poderá ver opções de rota no ecrã e accionar o serviço de assistente de rota do carro. Resta saber se isto cumpre ou não as regras do código da estrada.
A Kia levou para a feira novos sistemas inteligentes para transformar o uso dos carros mais interactivo. O UVO: a sigla é uma abreviação para "your voice" (sua voz), pois será possível "conversar" com o carro e fazer com que ele execute funções, como a activação do sistema de entretenimento. Já o IVI é uma espécie de controlo de bordo que mostra num ecrã no painel do carro e na traseira dos bancos do motorista várias informações, como dados para estacionar ou rotas.
No caso da Toyota a proposta foi o FCV ("fuel cell vehicle"), um carro movido a hidrogénio que não emite dióxido de carbono, apenas vapor de água. O combustível será armazenado em dois tanques de alta pressão que são reabastecidos em três minutos, revelou a mesma fonte. Entre uma recarga e outra de hidrogênio gaseificado, o veículo pode circular com uma autonomia até 500 km. A expectative é que o FCV possa circular já em 2015, mas ainda só na Califórnia, nos EUA.
De regresso à tecnologia convencional
Neste terceiro dia de Consumer Electronic Show, a Sony anunciou duas novas câmaras de filmar: AX100, um dispositivo compacto capaz de filmar em 4K e a HDR-AS100V é uma câmara de acção com gravação de vídeos Full HD. A marca prevê lançá-las no mercado em Março, com preço a partir de 2 mil dólares e 300 dólares, respectivamente.
A Polaroid apresentou a Socialmatic, uma câmara de grandes dimensões com um design mais quadrado. Esta é uma câmara social, ideial para o Instagram, uma vez que poderá publicas as fotos assim que as tira. Deverá estar disponível no próximo Outono, a um preço que rondará os 300 dólares.
A ChefJet da 3D Systems direccionou a sua oferta para o ramo da culinária. Este novo modelo de impressora permite imprimir doces e chocolates. Depois de se selecionar o desenho e as cores desejadas, adiciona-se água e açúcar, conta o “TechTudo”. A máquina começa a misturar os ingredientes até que é formada uma pasta, mas é preciso ter paciência, pois isso é feito num processo bastante demorado, conta a mesma fonte.
A 3D Systems adianta que estas máquinas são direccionadas aos profissionais de culinária. O ChefJet custará 5 mil dólares, na sua versão mais básica, enquanto a ChefJet Pro estará disponível pelo valor de 10 mil dólares. Os aparelhos deverão chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.
A marca também apresentou o Sense, um scanners para tablets PC e computadores para imagens a três dimensões.
O Novo Iconia B1 foi a proposta da Acer para o CES. A Acer desvendou a terceira geração do Acer Iconia B1 com um desenho mais fino, ecrã de 10 pontos de toque e desempenho melhorado.
O Iconia B1 está equipado com um processador de dois núcleos a 1,3 GHz e 1 GB de memória para jogos mais rápidos e suaves, navegação na Web e vídeo e inclui o sistema operativo Android Jelly Bean.
O Consumer Electronic Show decorre até dia 10 de Janeiro e o Negócios deixa-lhe aqui as principais novidades todos os dias.