Notícia
CEO que despediu Steve Jobs confirma que planeou aquisição da Blackberry
O antigo CEO da Apple contou à Bloomberg que esteve a planear uma oferta para comprar a tecnológica que foi pioneira do mercado de “smartphones”. A operação caiu por terra quando decidiu que não seria vendida.
John Sculley, o antigo presidente executivo (CEO) da Apple que acabou por levar à demissão do co-fundador da fabricante do iPhone, confirmou à Bloomberg que esteve a preparar uma proposta de compra da Blackberry.
A empresa que foi pioneira no mercado de “smartphones” esteve à venda e recebeu uma proposta de compra por 4,7 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros) pela Fairfax. Scully acreditava que a proposta não iria ser bem sucedida devido a questões de financiamento e preparava-se para apresentar uma proposta alternativa.
A transacção acabou por cair por terra porque a Blackberry decidiu que a operação de venda e consequente saída de bolsa iria demorar demasiado para que esta executasse uma reestruturação atempada do negócio. Na entrevista à Bloomberg, Sculley disse-se surpreendido pela decisão.
“Estávamos bastante confiantes de que tínhamos o financiamento necessário para financiar o negócio, mas achávamos que Prem Watsa da Fairfax não iria conseguir financiar a totalidade da operação”, disse o actual presidente do conselho de administração da Pivot Technology Solutions, à Bloomberg. “Por isso decidimos esperar e ver o que acontecia porque achávamos que o preço poderia cair ou que outros compradores poderiam aparecer”, concluiu.
A possibilidade de que o grupo de investidores integrado pelo antigo presidente da Apple avançasse com uma proposta foi reportada pelo jornal “Globe and Mail” no final do mês passado. Contudo, John Sculley só esta quarta-feira confirmou a sua intenção.
As acções da Blackberry estão a perder 0,75% para 6,62 dólares.