Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CarboCode angaria 15 milhões para produzir ingredientes para "aproximar" fórmula do leite materno

Biotecnológica, que tem uma unidade industrial em fase de projeto em Cantanhede, prevê alcançar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros a partir de 2029, ambicionando vender para multinacionais como a Danone, a Nestlé, a Abbott ou a Mead Johnson.

28 de Novembro de 2024 às 11:26
  • ...

A CarboCode, empresa portuguesa especializada em biotecnologia, anunciou, esta quinta-feira, que angariou 15 milhões de euros numa ronda de investimento liderada pela capital de risco Iberis Capital, para "produzir ingredientes para fórmulas de leite mais próximas ao leite materno" para multinacionais como a Nestlé ou a Danone e que, a partir de 2029, calcula que lhe podem valer uma faturação superior a 100 milhões de euros.

Em comunicado, enviado às redações, a biotecnológica indica que, a curto prazo, o financiamento conseguido nesta ronda, de série C, a "capacita para cumprir com as exigências regulatórias em mercados estratégicos, estimando obter as respetivas aprovações na União Europeia e nos Estados Unidos em 2027, e na China em 2028".

A biotecnológica, criada em 2017, descreve-se como "pioneira a nível mundial por ter desenvolvido uma plataforma tecnológica que permite a produção de glicoesfingolípidos e de gangliosídeos em larga escala, idênticos aos humanos". Em causa - explica - estão "dois compostos presentes no corpo humano, nomeadamente no leite materno e nas membranas dos diversos órgãos, incluindo o cérebro, que desempenham importantes funções na cognição, modulação da inflamação e saúde intestinal".

A empresa sublinha que a sua tecnologia "terá aplicações inovadoras nas indústrias da nutrição infantil, cosmética e dermatológica, e cognitiva", mas adianta então que "os primeiros produtos lançados pela CarboCode serão gangliosídeos, atualmente inexistentes nas fórmulas de leite, para as aproximar do leite materno".

A Carbocode anunciou, em abril de 2022,um investimento de 80 milhões de euros em Cantanhede a dividir em duas fases: 45 milhões de euros seriam destinados à construção de uma fábrica naquele concelho do distrito de Coimbra e 35 milhões à investigação e desenvolvimento de produtos. 

Localizada no Centro de Inovação em Biotecnologia, no Biocant Park, a CarboCode, que conta com 35 trabalhadores, incluindo 16 doutorados, revela que, a médio prazo, e em linha com os objetivos de crescimento, diz pretender reforçar a equipa com 15 cientistas e investigadores "para dar resposta ao desenvolvimento e optimização dos seus produtos de primeira geração e para aprofundar a investigação científica nas seguintes gerações de gangliosídeos.

Já no que toca à fábrica, que vai nascer no complexo industrial de Cantanhede, adianta que se encontra "em fase de projeto" e que terá capacidade para produzir 100 toneladas de gangliosideos por ano, a partir de 2029, a canalizar integralmente para a exportação.

A ambição da CarbCode, que vai atuar no segmento B2B ("Business-to-Business"), passa por "produzir ingredientes de fórmulas de leite para multinacionais como a Danone, a Nestlé, a Abbott ou a Mead Johnson", com a biotecnológica a revelar o objetivo de "alcançar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros a partir de 2029".

"O acesso a gangliosideos idênticos aos humanos constitui uma rara oportunidade de ter real impacto positivo na vida das pessoas. As tecnologias da CarboCode permitem desde já a obtenção destes
compostos, o que nos deixa empenhados em concretizar este sonho numa realidade a curto prazo", realça o CEO da CarboCode, Jorge Santos, citado na mesma nota de imprensa.

Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas indústria saúde tecnologias negócios CarboCode
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio