Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas prepara investigação formal ao Facebook dirigida aos classificados

A Comissão Europeia estará a preparar-se para abrir uma investigação formal ao Facebook, avança o Financial Times. O objetivo será o de perceber se a empresa prejudicou a concorrência no negócios dos anúncios classificados.

7.º Facebook: 79,80 mil milhões de dólares
Robert Galbraith/Reuters
26 de Maio de 2021 às 11:30
  • ...
Bruxelas estará a preparar-se para dar início a uma investigação às atividades da rede social Facebook. De acordo com o jornal Financial Times, o intuito desta investigação passa por avaliar se, através dos anúncios classificados do Marketplace, a empresa liderada por Mark Zuckerberg prejudicou a concorrência.

Através do Marketplace, o Facebook disponibiliza classificados gratuitos a um universo global de mais de 2 mil milhões de utilizadores, o número total de pessoas que utiliza esta rede social. É possível vender e comprar produtos através desta ferramenta, com anúncios a custo zero.

O FT nota que as autoridades da União Europeia já terão enviado um questionário ao Facebook e aos seus rivais, para perceber se a disponibilização gratuita de anúncios na plataforma prejudicou outras empresas.

A oficialização desta investigação formal poderá chegar nos próximos dias, nota o FT, embora ainda esteja em discussão o âmbito total da investigação.

Bruxelas já investigou as práticas concorrenciais das outras chamadas big tech - Amazon, Apple, Google, resultando em multas avultadas em alguns casos. A Comissão também já investigou a tecnológica Microsoft.

A conclusão mais recente sobre abuso de posição dominante diz respeito à Apple. Na conclusão preliminar, Bruxelas considerou que a tecnológica liderada por Tim Cook abusou do seu poder na App Store para prejudicar o desempenho de outras empresas nos serviços de streaming de música, uma queixa motivada pela sueca Spotify.
Ver comentários
Saber mais Bruxelas Facebook Mark Zuckerberg Marketplace Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio