Notícia
Hackers dizem que Sony planeava vender editora discográfica dos Beatles
A Sony Corp. tem ponderado vender a sua editora discográfica Sony/ATV Music Publishing, que detém os direitos da maioria das canções dos Beatles, segundo os emails internos da empresa nipónica que foram divulgados pelo grupo de hackers Guardians of Peace (GOP).
De acordo com alguns dos emails que o GOP pôs a descoberto, no ataque informático lançado contra a Sony, a empresa estaria a ponderar vender a sua unidade musical que detém em parceria com o espólio de Michael Jackson e que detém os direitos da maioria do catálogo de músicas dos Beatles.
O valor desta unidade da Sony está estimado entre 1,5 e 2 mil milhões de dólares, segundo o The Wall Street Journal.
Em 1985, a Associated Television Corporation (ATV) foi vendida a Michael Jackson por 47,5 milhões de dólares. A editora detinha os direitos da maioria das músicas dos Beatles por ter adquirido, em 1969, a Northern Song, empresa criada pelos Beatles.
Em Dezembro de 1995, o cantor pop norte-americano concordou em fundir a ATV Music Publising com a Sony Music Publishing, uma divisão da Sony Corporation, para formarem então a Sony/ATV Music Publishing. Nessa altura, a Sony pagou 95 milhões de dólares a Michael Jackson para ficar com os direitos de 50% do catálogo dos Beatles.
O catálogo da Sony/ATV também inclui músicas "Blowin in the Wind", de Bob Dylan, e trabalhos de artistas como Joni Mitchell e Stevie Nicks.