Notícia
Banco de Inglaterra mantém taxa de juro de referência em 0,5%
O anúncio do órgão britânico correspondeu às expectativas dos analistas. Também se mantém o programa de compra de dívida do banco central inglês.
A taxa de juro de referência manteve-se em 0,5% em Inglaterra. O anúncio foi feito pelo Banco de Inglaterra ao final desta manhã e está em linha com as previsões de todos os economistas consultados pela Bloomberg.
O Comité de Política Monetária (MPC, sigla original), órgão deliberativo do Banco de Inglaterra, considera que a economia britânica está a recuperar de forma sustentável. Isto justifica-se, por exemplo, com a subida, acima do esperado, dos números da produção industrial, dados anunciados esta semana pelo instituto de estatística britânico.
O responsável do Banco de Inglaterra anunciou ainda a manutenção do programa de compra de activos no valor de 375 mil milhões de libras – cerca de 455 mil milhões de euros.
Sobre uma eventual subida da taxa de juro, o MPC não vai ponderar essa alteração enquanto a taxa de desemprego não baixar do patamar dos 7%. Actualmente, o desemprego situa-se em 7,2%.
Os analistas prevêem uma eventual mexida da taxa de referência para Maio de 2015. Para o economista do Deutsche Bank em Londres, George Buckley, o Banco de Inglaterra está “focado em quão rapidamente a economia vai crescer”, referiu, citado pela Bloomberg.
O Instituto Nacional de Estatística de Inglaterra estimou esta semana que o PIB britânica suba para 0,9% no primeiro trimestre de 2014, o valor mais elevado dos últimos quatro anos.