Notícia
Apple apresenta iOS duas vezes mais rápido
Arrancou esta segunda-feira a conferência anual da Apple em San Jose, Califórnia, que decorre até dia 8. O evento, aguardado com grande expectativa pelos investidores, uma vez que é habitual a gigante tecnológica aproveitar para apresentar novidades, não está a desiludir.
Na edição deste ano da conferência anual de programadores da Apple (WWDC 2018), esperava-se que a companhia liderada por Tim Cook anunciasse uma nova versão do sistema operativo do iPhone e do iPad, o iOS. E assim foi.
Esta segunda-feira, primeiro dos cinco dias de duração do evento, a tecnológica apresentou o iOS12, dizendo que vai fazer com que os aparelhos mais antigos, como o iPhone6, trabalhem melhor.
A empresa liderada por Tim Cook sublinhou que o iOS12 poderá levar a cabo tarefas simples, como abrir aplicações, com o dobro da rapidez do seu antecessor (o iOS11).
E mais: este sistema operativo funcionará nos mesmos aparelhos que o iOS11, o que abrange um leque de produtos que remonta a 2013, sublinhou a Apple, citada pela Reuters.
Veja aqui todas as novas características da mais recente versão deste sistema operativo.
Vídeochamadas com 32 pessoas
A Apple também deu hoje a conhecer um novo projecto desenvolvido pela sua equipa de programadores: as vídeochamadas em grupo que "aguentam" até 32 utilizadores.
Esta nova funcionalidade, disponibilizada no telemóvel com o iOS12, coloca a empresa em concorrência directa com empresas como a Cisco Systems e a Microsoft.
O novo iOS tem outras características novas, como a possibilidade de criarmos emojis personalizados, que recriam a nossa personalidade e estado de espírito, bem como a contagem de "tempo de ecrã" - que lhe permite saber quanto tempo passou a navegar por entre apps e websites.
A realidade aumentada volta a ser alvo de atenção da Apple, com novidades neste domínio no novo sistema operativo. "É agora possível enviar objectos de realidade aumentada com mensagens e email, para serem depois vistas no mundo real", salienta a empresa.
O Mojave do Mac
A empresa apresentou também o novo sistema operativo da Macintosh, o Mojave – que foi buscar o nome a um famoso deserto da Califórnia (Estado onde a empresa está sediada).
Diz a MeioBit que este novo MacOS "recebeu um Modo Nocturno, que ajusta papéis de parede (nativos) e janelas de aplicações automaticamente para um visual mais escuro, inclusive com o Xcode destacando melhor o código dos utilizadores".
Além disso, a área de trabalho obteve um recurso muito útil de ‘prateleiras’, que agrupa todos os ícones e arquivos por tipo, " acabando de uma vez por todas com a confusão de itens no monitor principal", acrescenta.
OS5 para os Apple Watches
Mas as novidades de hoje, que chegarão ao mercado no segundo semestre, não se ficaram por aqui. A empresa co-fundada por Steve Jobs apresentou também o watchOS5.
"As inovações irão ajudá-lo a levar mais alguém as suas corridas", refere a Apple, que promete também maneiras mais inteligentes e divertidas de se conectar às pessoas e à informação que lhe interessa.
"Com o watchOS5, poderá fazer ainda mais coisas com o seu Apple Wtach, desde os exercícios matinais até à hora de apagar a luz", diz a empresa.
Apple TV não ficou esquecida
Também no domínio da Apple TV houve novidades esta segunda-feira em San Jose.
"Mergulhe no som Dolby Atmos 3D", sugere a empresa da maçã. "Veja programas televisivos e filmes em resolução 4K HDR. E sintonize-se às notícias e eventos desportivos em directo", propõe a Apple.
Conheça aqui todas as novidades da "nova estação" dos produtos da Apple, disponibilizadas pela empresa californiana.
(notícia actualizada às 23:53)