Notícia
Alphabet investe mil milhões de dólares na rival da Uber
O financiamento da gigante tecnológica elevou a avaliação da plataforma de transporte Lyft para 11 mil milhões de dólares.
A Alphabet liderou um investimento de mil milhões de dólares na Lyft, a plataforma de transporte norte-americana que rivaliza com a Uber.
Através da CapitalG (antiga Google Capital), fundo de investimento pertencente à Alphabet, a gigante tecnológica liderou uma ronda de financiamento de mil milhões de dólares (cerca de 850 milhões de euros), impulsionando a avaliação da Lyft para 11 mil milhões de dólares.
O anúncio foi feito esta quinta-feira, 19 de Outubro, pela plataforma de transporte que informou ainda que David Lawee, partner da CapitalG, vai juntar-se ao conselho de administração da empresa.
De acordo com a Bloomberg, o financiamento da Alphabet marca uma grande mudança no posicionamento da gigante tecnológica para longe da Uber e sugere uma aliança mais estreita entre a rede da Lyft e a sua própria empresa de desenvolvimento de tecnologia de veículos autónomos, a Waymo – antigamente conhecida como Projecto de Carro Autónomo da Google.
A Lyft tem ganho quota de mercado nos Estados Unidos, o único país onde opera, tirando partido do mau momento da Uber, que se viu envolvida este ano em escândalos que vão desde o assédio sexual à espionagem industrial, mudou de CEO e perdeu a licença para operar em Londres, um dos mais importantes mercados na Europa.
O financiamento obtido poderá ser o passaporte da empresa para a expansão internacional, ou servir para reforçar as suas operações nos Estados Unidos. No início deste mês, a rival da Uber anunciou que o seu serviço já está disponível para 95% da população do país, o que compara com 54% no início do ano.