Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AECOPS investe 2,5 milhões em novo sistema de informação

A Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS) apresentou hoje no novo estádio do Sporting o SICOPS, o primeiro sistema de informação integrada para o sector a nível mundial, com um custo de 2,5 milhões de euros.

Negócios 28 de Maio de 2003 às 17:18
  • ...
A Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas (AECOPS) apresentou hoje no novo estádio do Sporting o SICOPS, o primeiro sistema de informação integrada para o sector a nível mundial. Trata-se de uma solução informática de apoio à orçamentação, gestão de obras e gestão administrativa/financeira, cujo investimento atingiu os 2,5 milhões de euros.

O sistema foi desenvolvido pela AECOPS em parceria com a Oracle, e-Chiron, ITIC, Consulmentor e Logicentro.

A solução será disponibilizada através de ASP (Applications Services Provider) e é constituída por 13 módulos: orçamentação, controlo de obra, gestão de contratos, autos de mediação, revisão de preços, gestão de compras, gestão de stocks, gestão de imobilizado, recursos humanos, gestão de fornecedores, gestão de clientes, contabilidade geral e analítica e tesouraria. Módulos que, segundo a AECOPS, abrangem todas as áreas funcionais duma empresa de construção.

As empresas podem não aderir a todos os módulos.

Segundo Paes Afonso, secretário-geral do ITIC (Instituto Técnico para a Indústria da Construção) as empresas preparadas para aderirem a todos os módulos são as que facturam no mínimo 10 milhões de euros por ano.

O SICOPS representou um investimento de 2,5 milhões de euros, e teve uma participação pública ligeiramente inferior aos 75% inicialmente previstos.

Optando pelo modelo ASP as empresas aderentes acedem ao SICOPS de forma partilhada e remota através do aluguer da ferramenta, estando, segundo João da Costa, da e-Chiron, garantidas as condições de segurança necessárias para o acesso aos dados das entidades que a utilizam.

A gestão do sistema é feita num centro de dados da PT Prime em Alfragide.

O investimento inicial da empresa aderente é de 30/35 mil euros e a renda mensal por utilizador é de 250 euros.

O projecto SICOPS teve início em 1999 e foi desenvolvido ao longo de dois anos com três empresas-piloto, em Lisboa, Braga e Portimão, com um total de 30 utilizadores.

Para além das três empresas-piloto já existe mais uma empresa a utilizar todo o sistema modular.

A AECOPS é a entidade responsável pelo SICOPS.

O ITIC afirma que «o projecto será bem sucedido se daqui a três anos estiverem 300 empresas no sistema».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio