Notícia
Wikipédia também é construída em Portugal
A "enciclopédia livre" foi criada há precisamente 15 anos, mas na página portuguesa o primeiro artigo foi publicado seis meses depois: Planeta. Depois de 15 anos, o "maior centro de conhecimento humano", continua a crescer.
São 38 milhões de páginas, 27 milhões de utilizadores, 430 milhões de visitantes únicos mensais e 905 mil artigos em português. A Wikipédia faz 15 anos esta sexta-feira, 15 de Janeiro.
A página lusófona da Wikipédia estreou-se oficialmente a 21 de Julho de 2001, com o artigo "planeta". Hoje em dia existem mais de 905 mil artigos lusófonos.
A Wikipédia é um projecto desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation, que gere a enciclopédia a nível global. João Miguel Vasconcelos, presidente da direcção da representação nacional da Wikimédia, diz que a nível de editores "há uma evolução da participação cada vez maior".
Ao Negócios, João Miguel Vasconcelos refere que "a Wikipédia é o maior centro de conhecimento humano" e, 15 anos depois da fundação, continua em "pleno crescimento". João Miguel Vasconcelos explica o sucesso desta que é a maior enciclopédia do mundo: "A partilha de conhecimento é o que motiva as pessoas".
Presidente há cerca de meio ano, coordenando e representando a página portuguesa face ao organismo internacional, confessa que se começou a envolver-se mais na Wikipédia a partir de 2010 e ainda hoje continua a editar e criar artigos.
Ainda assim, as celebrações do 15.º aniversário desta enciclopédia que qualquer pessoa pode editar e completar não vão ser exuberantes e não estão agendados eventos públicos para marcar a data.
Também Manuel de Sousa, ex-presidente da Wikimédia Portugal e editor desde 2005, confessa que perdeu a conta aos artigos que criou. "Envolvi-me porque achei uma ideia interessante. Serve para partilhar o conhecimento e ajudar outras pessoas", refere Manuel de Sousa ao Negócios.
"Podia ser que algum aluno em Angola ou no Brasil estivesse a fazer um trabalho qualquer e que o meu conhecimento lhe fosse útil", justifica. "É um projecto muito interessante que todos devem tentar contribuir".
À frente da representação portuguesa da Wikimédia durante três anos, Manuel de Sousa conta que, por vezes, a controvérsia está presente. "Fui eu que criei o artigo do acordo ortográfico em 2009, mas a questão não foi pacífica. Chamavam-me traidor. Era sempre uma guerra", recorda.
"Fiz também o artigo sobre a implantação da República e tive grandes discussões com monárquicos", relembra o ex-presidente da organização. Mas "quando o assunto não é pacífico, leva-se para uma página de discussão. Se não for possível chegar a um consenso há a intervenção de terceiros", explica.
Aos 15 anos, mesmo com alguns problemas de fiabilidade, falta de verificação ou com alguma controvérsia à mistura, a Wikipédia ainda está a crescer e quer manter-se como o "maior centro de conhecimento humano".