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Startup do Porto cria tecnologia para produzir e armazenar energia em camiões

Uma 'startup' do Porto desenvolveu uma tecnologia que permite recuperar, produzir e armazenar energia eléctrica a bordo de camiões, que pode ser utilizada na refrigeração dos produtos transportados, em alternativa aos sistemas alimentados a diesel.

Reuters
08 de Setembro de 2016 às 12:21
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"Genericamente, descrevemos o WeTruck [tecnologia] como um tanque de energia eléctrica sustentável, pois vem substituir o habitual tanque de diesel durante o transporte dos produtos, por via terrestre, em camião ou reboque", explicou à Lusa Bruno Azevedo, um dos fundadores da Addvolt.

 

Aplicada na empresa de transportes Luís Simões, a tecnologia permite a recuperação da energia da travagem dos veículos, transformando-a em energia eléctrica, armazenada nas baterias do WeTruck, que, por sua vez, alimenta o sistema de refrigeração da mercadoria em modo eléctrico.

 

Para além disso, ajuda a "diminuir a produção de CO2, o ruído e as necessidades de manutenção dos veículos".

 

"O sistema reconhece sempre que o condutor trava o camião ou existe uma desaceleração, sem interferir em caso algum com a dinâmica e operação normal do veículo", explicou o Bruno Azevedo, acrescentando que o sistema "poderá contemplar adicionalmente células fotovoltaicas associadas somente às baterias do WeTruck, aproveitando assim a energia do sol".

 

Quando o veículo está estacionado, as baterias podem ser carregadas em cerca de uma hora, o suficiente para alimentar o motor eléctrico do sistema de refrigeração por um período médio de 4 horas, para além da energia produzida pelas travagens e pelo sol.

 

A AddVolt, 'startup' fundada em 2014 no seguimento da criação da tecnologia e da qual fazem parte nove profissionais, maioritariamente engenheiros electrotécnicos, está incubada desde então no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

 

Os responsáveis pela empresa, "cientes das crescentes restrições ao nível das emissões de CO2 e da instabilidade dos preços nos produtos derivados do petróleo", pretendem desenvolver soluções "disruptivas, inovadoras e amigas do ambiente" para a mobilidade eléctrica, reduzindo os custos operacionais das empresas de transportes e o impacto do consumo de combustíveis fósseis.

 

Com o produto WeTruck, obtiveram o primeiro lugar no iUP25K, concurso de ideias da Universidade do Porto, e o 2º lugar no concurso Iberoamericano, SPIN2014.

 

Foram também seleccionados para a primeira edição do programa inRes - iniciativa do Programa CMU Portugal -, através do qual tiveram a oportunidade de estar cerca de sete semanas nos Estados Unidos, em Pittsburgh e na Carnegie Mellon University, no final de 2014, onde venceram a competição Techstars/Sprint Accelerator.

 

 

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