Notícia
Senhor mil milhões dá 3 dicas para as start-ups terem sucesso
O homem forte da Siemens para o empreendedorismo diz como é que as empresas emergentes podem encontrar o seu lugar ao sol.
Em 1847 nasceu numa pequena oficina de Berlim uma empresa de telecomunicações. Esta start-up alemã cresceu ao longo de 170 anos e tornou-se numa empresa de alcance mundial, a Siemens. A companhia investe fortemente em novos produtos e serviços, e o orçamento para a inovação vai atingir os cinco mil milhões de euros só no próximo ano.
Mas a empresa alemã sabe que muitas boas ideias têm origem em pequenas e emergentes empresas, start-ups à procura do seu lugar ao sol, tal como a pequena empresa criada por Werner von Siemens.
Nasceu assim a Next47, uma subsidiária da Siemens, cujo objectivo é encontrar as melhores ideias em todo o mundo para depois as desenvolver. Para isso, conta com um poder de fogo de mil milhões de euros para investir em start-ups nos próximos cinco anos.
Esta unidade é liderada por Lak Ananth, que conta no currículo com passagens pela HP e pela Cisco, que deu três dicas sobre como podem os jovens empreendedores alcançar o sucesso.
"Uma das características comuns dos empreendedores é que eles não olham só para determinada tecnologia, mas o que é que podem fazer com essa tecnologia, que problemas podem resolver com a tecnologia. Isto é o primeiro passo ", disse Lak Ananth durante um encontro com jornalistas na cidade alemã de Munique esta quarta-feira, 7 de Dezembro
"O segundo conselho que eu daria aos empreendedores é: tentem construir uma boa equipa, porque é preciso muito mais do que uma pessoa brilhante. Os empreendedores com sucesso não fazem as coisas sozinhos", afirmou o gestor durante o evento "Shaping Digitalization" da Siemens.
"O terceiro conselho que eu daria: quando estão a escolher investidores ou parceiros empresariais, não escolham o primeiro que vos bate à porta", sublinhou o líder da Next47. "Pensem com cuidado com quem é que querem fazer parcerias, e tentem encontrar o investidor ou parceiro com mais qualidade, porque como costumam dizer, 'a maioria dos investimentos dura mais tempo que muitos casamentos'. Se este é o projecto de uma vida inteira, os empreendedores têm assim de pensar com muito cuidado quando escolhem parceiros ou quando aceitam dinheiro".
A Next47 vai contar com escritórios em vários pontos do mundo incluindo Silicon Valley, Xangai ou Munique e vai contar com uma equipa de mais de 100 pessoas em todo o mundo para encontrar as empresas emergentes mais atractivas e inovadoras para investir.
Esta companhia vai investir e ajudar a lançar start-ups, mas também empresas do universo Siemens ou companhias já estabelecidas. Foi com o objectivo de encontrar start-ups com negócios interessantes que a Next47 liderada por Lak Ananth esteve presente na cimeira Web Summit em Lisboa no início de Novembro.
* Jornalista em Munique a convite em Siemens