Notícia
Seedrs e Portugal Ventures firmam parceria para aumentar investimento em start-ups
A plataforma de equity crowdfunding e a Portugal Ventures assinaram uma parceria com o objectivo “impulsionar o investimento no crescente ecossistema de start-ups em Portugal”. As duas entidades já estavam a desenvolver esta aliança desde o primeiro trimestre do ano.
A Seedrs, plataforma luso-britânica de equity crowdfunding, e a Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco, criaram uma parceria para "impulsionar o investimento no crescente ecossistema de start-ups em Portugal". A sociedade pública de capital de risco, de acordo com o comunicado enviado às redacções pela Seedrs, "passará a investir, com um limite máximo de até 1,25 milhões de euros por ronda, em campanhas portuguesas realizadas na Seedrs que pretendam captar um financiamento mínimo de 300 mil euros".
Com esta parceria, a Portugal Ventures vai poder alargar a "carteira de investimentos em sectores tecnológicos, como fintech, smart manufacturing, soluções digitais na área da saúde humana, mobilidade, e travel tech, através de investimentos com valores, no máximo, equivalentes a metade dos montantes das rondas de investimento".
Para o CEO da Seedrs este acordo entre as duas entidades vai permitir às start-ups lusas "terem acesso a investimento de qualidade e a disporem de uma oportunidade incrível de levarem o seu negócio para um novo nível ao construírem uma comunidade e um valor de marketing". Jeff Kelisky, em comunicado, acrescenta ainda que a Seedrs tem "uma relação de longo prazo com a Portugal Ventures" e que esta parceria com a capital de risco indica que esta acredita "na qualidade do nosso fluxo de negócios, due dilligence e na plataforma da Seedrs".
Celso Guedes de Carvalho, CEO da Portugal Ventures, em comunicado, salienta que a capital de risco pública está "muito entusiasmada por aprofundar o relacionamento contínuo com a Seedrs e por termos a oportunidade de co-investir com a maior plataforma europeia de equity crowdfunding".
A 30 de Março de 2017, aquando da inauguração do novo escritório da Seedrs em Lisboa, o então secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, revelou que estava a ser desenvolvida uma parceria entre a Portugal Ventures e a Seedrs.
"Estamos a desenvolver um programa, uma parceria, entre a Seedrs e a Portugal Ventures. Assim, empresas portuguesas que levantem dinheiro na Seedrs podem ter um financiamento equivalente [matching fund], um co-investimento da Portugal Ventures", disse João Vasconcelos na sua intervenção.