Notícia
Fundo de empreendedores da Repsol chega a Portugal e tem 144 mil euros para cada
O Fundo de Empreendedores, da Fundação Repsol, vai apoiar start-ups nacionais do sector da energia e da mobilidade. As candidaturas estão abertas até 31 de Março. Cada start-up pode receber até 144 mil euros por ano.
É a primeira vez que a Fundação Repsol abre, em Portugal, candidaturas para o Fundo de Empreendedores. Este Fundo pretende apoiar start-ups do sector da energia e da mobilidade. As candidaturas, que podem ser feitas online, estão abertas e prolongam-se até 31 de Março.
"As propostas seleccionadas vão receber um apoio económico a fundo perdido de até 144.000 euros num ano, para além de formação especializada, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores. Em Portugal, o interlocutor de apoio aos empreendedores é o INESC TEC. Os projectos ibéricos seleccionados vão ser anunciados em Julho e, a partir daí, apoiados financeiramente todos os meses", refere o INESC TEC em comunicado.
Ainda que em Portugal esta seja a primeira vez que o Fundo de Empreendedores abre candidaturas, este apoio já vai na sexta fase de candidaturas.
"O apoio é feito às melhores start-ups com soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de electricidade e da mobilidade", pode ler-se ainda no documento.
O Fundo de Empreendedores apoia as empresas em dois níveis de desenvolvimento: fase de projecto (empresas que estejam a desenvolver uma tecnologia e ou um modelo de negócio inovador que já está a ser demonstrado num contexto controlado ou inclusive num ambiente real, mas que não estejam ainda a fazer o planeamento comercial) e ideias em desenvolvimento (start-ups que estão num nível de desenvolvimento tecnológico e ou de modelo de negócio mais inicial), segundo a mesma fonte.
O programa de aceleração dura um ano. Pode, contudo, chegar a dois anos no caso dos projectos. "No caso das start-ups candidatas na categoria 'ideias', durante um ano, os projectos são apoiados com 2.000 euros por mês. O concurso é dirigido a pequenas e médias empresas, ainda que também possam participar pessoas individuais que ainda não tenham constituído a sua empresa".