Notícia
Cinco dicas para ser um empreendedor
Não dormir, arriscar a tempo, testar a ideia, preparar a apresentação a investidores. Falhou? Volte a tentar. Depressa
"Ninguém está, na verdade, realmente preparado" para arrancar com um projecto do nada, ou para aceitar um cargo de muita responsabilidade - "toda a gente está a fingir", garante Jimmy Soni, editor executivo do "Huffington Post", de 28 anos.
O início de qualquer projecto é sempre arriscado e, também por isso, deve ser testado à exaustão e bem sabido quando for apresentado a investidores, defende Andy McLoughlin. Convém não ser ganancioso, porque pedir acima da conta às vezes sai caro e pode matar um bom projecto. A criação pode ser um processo individualista, mas a concepção pode ser partilhada, assim como o esforço e o risco de desenvolver uma ideia. Até porque, a meio do caminho, o mais certo é ouvirem-se mais vezes "não" do que "sim" e haver vontade de desistir. A pensar no caminho a percorrer, há que escolher bem a equipa, sugerem Andy McLoughlin e Jimmy Soni.
Arriscar é obrigatório, falhar é mais que provável. Não é o fim, é mais uma etapa, por isso convém não perder muito tempo - "se arriscarem e falharem, falhem rápido, sejam ágeis e voltem a tentar", resume Sheel Tyle, representante da NEA - New Enterprise Associates.
Início
Ter uma boa base
"Se vão junto de um CEO dizer-lhe que vão gastar milhões de euros, têm que saber muito bem o que vão fazer". Este é um dos princípios básicos para arrancar com um projecto de sucesso, pelo menos esta é a ideia de Andy Mcloughlin, co-fundador da Huddle. Para este empreendedor, é fundamental ter uma boa base para arrancar com qualquer projecto e testar a ideia vezes sem conta. Quanto ao financiamento, a regra é nunca pedir demais, porque ser demasiado ambicioso pode ser "a morte de um bom projecto". Neste percurso, defendeu o fundador da Huddle, é importante não perder o foco do negócio.
O tempo é agora
Há recursos finitos
Sam Shank, CEO da Hotel Tonight, resumiria uma apresentação sobre empreendedorismo com a música dos Van Halen "Jump!". Mas Jimmy Soni, editor executivo do "Huffington Post", usa mais palavras. O que o editor de 28 anos defende é que há recursos finitos, como "a força de vontade", o tempo e a vontade de arriscar. Assim, enquanto a força de vontade diminui, ao longo do dia, é recomendável apoiar-se nos outros e dividir o esforço, e as ideias, com parceiros. Já o risco e o tempo diminuem enquanto a idade e a responsabilidade aumentam. Há que agarrar o momento certo.
Originalidade
Seja único
"Ser tão bom no que se escolhe criar que ninguém nos possa ignorar", é um conselho deixado por Jimmy Soni. A própria experiência do editor executivo do "Huffington Post", a quem foi oferecido o cargo quando apenas tinha 26 anos, serve de exemplo a jovens, e menos jovens empreendedores. A par deste ideia, Sony deixou outra na conferência "Go Youth": "diversificar". Não só porque é importante para a produção criativa ter mais do que um ofício, como serve de defesa para o próprio indivíduo. "Se apostar 100% numa só coisa, e essa coisa correr mal, 100% do seu dia corre mal".
Não dormir
O comando deve ser seu
Antecipar uma grande ideia, ou uma acção importante, é fundamental para ganhar terreno. "Os melhores empreendedores são aqueles que fazem as coisas acontecer, não dormem e tomam uma acção", afirmou Sheel Tyle, representante do NEA - New Enterprise Associates. E essa rapidez tem que ser tal que "se arriscarem e falharem, falhem rápido, sejam ágeis e voltem a tentar", acrescentou Sheel Tyle. O representante contou que quase todas as empresas em que investiu os seus fundadores já estavam na segunda empresa, e voltaram a arriscar.
Os melhores
Reunir uma boa equipa
Depois de uma boa ideia, reunir uma boa equipa é fundamental para levar para a frente o projecto. Andy McLoughlin, co-fundador da Huddle, alerta para a importância de uma "contratação inteligente" quando pensar aumentar o número de elementos da equipa. Quanto às características deste grupo, no topo da lista está a persistência. "Não se acomodem a um 'não', porque vão ouvir muitos, não desistam", sublinhou o co-fundador da Huddle. O responsável foi mais longe ao sugerir aos novos empreendedores que sejam atrevidos para ir mais além.